Sucupira do Riachão, há 571 km de São Luís, no Maranhão, tem se destacado pela diversificação agrícola, com ênfase no cultivo de fruticultura como melancia, melão e grãos como soja, milho e arroz, além de outras culturas.
Essa variedade produtiva tem impulsionado a economia local, transformando a região em um verdadeiro oásis produtivo no sertão maranhense. A fruticultura com a produção de melancia, por exemplo, tem ganhado relevância no município, devido às colheitas na Fazenda LC Agropecuária, situada no município.
REFERÊNCIA NA PRODUTIVIDADE
A LC Agropecuária é referência no cultivo de fruticultura, produzindo mais de 500 mil kg de melancia por ano, além de produção de soja e milho e arroz. A produção de arroz chama a atenção pela quantidade e qualidade do grão plantado, que chegará a 1.300 hectares na safra 2025, e quase 3.000 hectares somando soja e milho, se tornando o maior produtor da região e um dos maiores do Maranhão.
A fazenda faz a integração agricultura/pecuária com criação de gado Nelore, proporcionando fonte de renda a mais de 100 pessoas entre colaboradores e temporários, mudando a realidade do povoado Morro Vermelho em Sucupira do Riachão.
INOVAÇÃO NA AGRICULTURA
A coragem e a iniciativa dos agropecuaristas, que têm investido por conta própria em técnicas modernas de cultivo e manejo, têm sido fundamentais para alavancar a produção agrícola. Esses produtores enfrentam desafios climáticos e de infraestrutura, mas, com determinação, conseguem aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos anualmente.
A cada ano, observa-se um aumento significativo na produção agrícola na zona rural do município. A expansão contínua dessas atividades agrícolas não só fortalece a economia de Sucupira do Riachão, mas também contribui para a segurança alimentar da região. O compromisso dos agricultores locais, tem sido crucial para consolidar o município como um polo agrícola promissor no sertão do Maranhão.
Com informações do Blog do Quirino Neto.