José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lista de Colunas

Bernie Sanders alerta para as oligarquias que dominam EUA e governantes mundiais

Bernie Sanders alerta sobre a crescente influência das oligarquias na economia global e na política, destacando a necessidade de justiça fiscal e responsabilização dos super-ricos

Em junho do ano passado, quando visitou o senador Bernie Sanders, depois de uma rodada de negociações nos Estados Unidos, o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, ouviu desse extraordinário líder democrata- que segue se firmando como um dos mais lúcidos e verdadeiros analistas da realidade econômica e social do mundo-, que apoia e incentiva  a ideia lançada pelo Governo Lula de taxar as grandes fortunas como forma de aumentar receitas e investir na diminuição das desigualdades.

Ao final da conversa, Bernie Sanders declarou:" Precisamos de justiça ao redor do mundo, e vou fazer o melhor para que os Estados Unidos sigam também esse caminho." E disse que é necessário acabar com essa realidade dominante  em seu país pela qual "um bilionário norte-americano paga menos impostos do que um motorista de caminhão ou uma enfermeira".

IMPOSTo GLOBAl FOI SUGERIDO EM CÚPULA DO G20:

Posteriormente, em novembro, durante a Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro, o documento final firmado entre os líderes do poderoso grupo, incluiu a sugestão de um imposto global único sobre os super-ricos ao redor do mundo, com uma taxação de 2% sobre as fortunas desses bilionários, o que resultaria na arrecadação anual de 250 bilhões de dólares.

Nesta semana, num vídeo que postou em suas redes, às vésperas da posse de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos, o que acontece nesta seguna-feira, dia 20, o senador Bernie Sanders faz uma análise profunda sobre a realidade econômica mundial, sobre o enriquecimento constante e até imoral de muitos super-ricos, num chamado à reflexão de governantes mundiais.

Penso que é muito interessante conhecer algumas ideias defendidas por Sanders. Daí, tomo a iniciativa de simplesmente transcrever parte do que ele diz. 

Vejamos:

"É meio engraçado quando alguns políticos falam na mídia sobre a Rússia. Quando é sobre Vladimir Putin eles costumam usar a palavra oligarquia, eles falam sobre como os oligocos da Rússia têm um enorme poder sobre o Putin. Estranhamente, o termo oligarquia é muito raramente usado para descrever o que está acontecendo nos Estados Unidos ou de fato que está acontecendo ao redor do mundo, mas adivinhe só, oligarquia é um fenômeno global e está sediada aqui nos Estados Unidos.  O fato em questão é e que não falamos muito sobre isso mas a realidade é um pequeno número de bilionários incrivelmente ricos possuir e controlar de grande parte  da economia global. Ao  fim da discussão,  cada vez mais eles possuem e controlam o nosso governo através de um sistema de financiamento de campanha corrupto, ignorando  2,25 bilhões de pessoas em todo mundo se tornaram pobres enquanto os cinco bilionários mais ricos do mundo mais do que dobraram suas fortunas a uma taxa de 14 milhões de dólares por hora."

E só isso. Elon Musk, o homem mais rico do mundo, adicionou 120 bilhões à sua fortuna, desde o dia da eleição ele conseguiu isso. 120 bilhões desde o dia da eleição, enquanto Jeff Bezos, número dois, ele se tornou 67 bilhões de dólares mais rico. No mês passado Mark Zuckerberg ficou 90 bilhões mais rico este ano. Em outras palavras. As pessoas no topo que já são fenomenalmente ricas estão se tornando incrivelmente mais ricas.

Na última década um por cento mais rico da população global acumulou 42 trilhões de dólares em nova riqueza, enquanto a riqueza da metade inferior da sociedade mal ficou em 1% superior da pequena riqueza, embora sejam  95 por cento das pessoas nesta terra.

MAIS RICOS DO MUNDO ESCONDEM SUAS RIQUEZAS:

Escandalosamente as pessoas mais ricas do mundo estão escondendo até 32 trilhões em paraísos fiscais offshore como as ilhas Caimã, evitando o pagamento de sua parte justa dos impostos para governos em todo mundo.

Em outras palavras os governos estão sub financiados e essas pessoas escondem trilhões em paraísos fiscais enquanto isso o super rico gasta dinheiro para proteger sua incrível riqueza eles fazem isso comprando influência e cada vez mais comprando nossas eleições.

O espaço é pouco para acolher toda a fala de Bernei Sandres,mas o trecho final é muito forte e vem acompanhado do anúncio de que o senador democrata vai tratar esses temas com frequência nos  seus espaços de tv e mídia social. 

"Na minha opinião esta é uma questão de oligarquia,  é a questão mais importante a ser enfrentada em nosso país imundo, porque toca em todo o resto.  Toca nas mudanças climáticas, toca na Saúde, toca em funcionamento de como as pessoas vão ter um padrão de vida decente, toca em se podemos ou não eliminar a pobreza. E o que vamos fazer agora e nos próximos meses, vamos fazer uma série de programas explorando como a oligarquia global funciona o poder que os muito ricos têm sobre nossa economia e sobre a nossa vida. Vamos falar sobre o imposto declarado que eles usam e como eles evitam pagar sua parte justa dos impostos e estaremos falando sobre o tipo de papel que os oligarcas vão desempenhar na próxima administração no governo Trump. Vamos trazer alguns das pessoas mais inteligentes deste país e em todo mundo que sabem sobre esse assunto. Então, é importante e espero que você acompanhe e  se cuide."

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES