Exclusivo Municípios adotarão critérios próprios para escolha de candidatos do PT

A ideia é unir os grupos em torno de candidaturas únicas da base aliada, principalmente, nas 'cidades-chave': Teresina, Picos, Floriano e Parnaiba

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará, nos dias 28 e 29, um seminário para levantamento e estudo das pré-candidaturas da sigla em todos os municípios piauienses. A ideia é unir os grupos em torno de candidaturas únicas da base aliada, principalmente, nas 'cidades-chave': TeresinaPicosFloriano e Parnaiba.

Em Picos, por exemplo, o pré-candidato do governo, Pablo Santos (MDB), não é filiado ao PT, mas sim ao MDB. Em Parnaíba, a base também conta com mais de um postulante do mesmo grupo político, Florentino Neto (PT), Dr. Hélio (MDB), Rubens Vieira (PT), entre outros. Nesse sentido, o evento do final de semana também servirá para alinhar os critérios de cada região, já que devem variar, segundo o presidente do PT no Piauí, João de Deus.

A questão da fidelidade partidária deve ser preponderante em alguns municipios. "As vezes você tem um pré-candidato que não votou nos candidatos do PT, em detrimento de um outro que sempre foi fiel ao partido. Então, nós temos várias situações em todo o estado", reforça o ex-deputado. Na capital, os principais pontos são pesquisa e agremiação de lideranças. 

"Vai variar, a depender de cada cenário local. Imagina que dois candidatos digam que vão fazer uma pesquisa. Muitas vezes o entendimento parte logo dos próprios interessados, os próprios candidatos, outros dizem que vão submeter ao partido por conta da questão da fidelidade partidária. Então, nós temos várias situações em todo o estado e a fidelidade partidária ela é um critério fundamental pra qualquer partido político", disse.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES