Presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o prefeito de Caridade, Toninho, lançou oficialmente a chapa para sua sucessão na eleição do próximo ano. Os escolhidos foram o secretário de Finanças, Clei Carvalho, que concorrerá ao posto de prefeito; e o secretário de Meio Ambiente, Leocádio Alves, como vice.
As pré-candidaturas contam com o apoio do PSD, Partido dos Trabalhadores e MDB. Ou seja, a unificação da base do Palácio de Karnak tão sonhada em vários municípios piaueinses.
Em Caridade do Piauí, o grupo de Toninho é majoritário, todas as vagas da Câmara Municipal pertencem a políticos aliados ao atual prefeito, o que é natural já que ele não teve concorrentes na disputa pela Prefeitura em 2020.
Quanto a 2024, em conversa com a coluna, Toninho de Caridade sinalizou que a oposição ainda não lançou uma pré-candidatura oficial, ou seja, não há ainda o indicativo se o seu grupo concorrerá novamente em 'raia única' ou não.
O anúncio dos pré-candidatos da base foi feito durante encontros com distintas lideranças ao longo do último final de semana, incluindo os nove vereadores do município. Os nomes foram referendados pelos parlamentares.
A escolha de Clei Carvalho para representar Toninho de Caridade na eleição foi justificada pelo entendimento que o gestor tem do atual modelo administrativo do município, além da experiência que adquiriu como vereador por alguns mandatos na cidade.
Na base de aliados de Rafael Fonteles espera-se que o exemplo de unificação em Caridade se replique noutros municípios, porém, há casos em que a divisão parece inevitável.