Case de sucesso do Piauí, o projeto de parceria público-privada (PPP) 'Piauí Conectado' passa a ser replicado em âmbito nacional. O pontapé inicial desse movimento veio na terça-feira, 25 de abril, em São Luís (MA), em que o governador Carlos Brandão (PSB) e parte do secretariado estadual estiveram reunidos com a assessora especial da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, Viviane Moura, que comandou a exitosa experiência em solo piauiense.
Tal como se objetivou no Piauí, o 'Maranhão Conectado' terá a finalidade de promover a inclusão digital em todo o Estado para garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades sociais.
Nos moldes do modelo piauiense, a PPP visa criar um cinturão digital, buscando uma democratização do acesso à internet de qualidade e novos modelos educacionais, sobretudo, às comunidades mais longínquas.
Os investimentos terão o potencial de garantir, ainda, serviços de telemedicina, tele segurança, teleducação e internet gratuita em espaços públicos, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, com reflexos positivos em outras áreas, como cultura, economia e empreendedorismo.
“A gente sabe que o nosso estado precisa avançar muito nessa questão da internet, na área da conectividade e fibra óptica, e isso vai melhorar muito as nossas áreas de educação, saúde e segurança. Hoje, todas as áreas necessitam de conectividade, e sabemos que o nosso estado é pouco assistido nesse sentido, então, estão sendo buscados caminhos para avançar, por meio de uma parceria público-privada”, indicou Brandão.
Por sua vez, Viviane Moura, que é ex-superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, destacou a disposição em contribuir na implantação do projeto no Maranhão.