Presidente regional do Progressistas, Joel Rodrigues confirmou nesta segunda-feira, 27 de novembro, que o Diretório Nacional da legenda está realizando uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar se é possível ou não uma pretensa candidatura sua à vice em Teresina.
O imbróglio se dá pelo fato que Joel foi reeleito prefeito de Floriano em 2020, deixando o cargo pouco mais de um ano depois para concorrer ao Senado – ficando na segunda posição, atrás de Wellington Dias. Assim, caso disputasse em 2024 para um cargo majoritário a Justiça Eleitoral poderia considerá-lo prefeito itinerante e é nesse ponto que se destrincha o questionamento ao TSE.
Joel, no entanto, alerta que se trata apenas de uma consulta, não significa que há uma consolidação em torno do seu nome para ser vice na chapa do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil). O líder do PP trata apenas como ‘mais uma opção’.
“A Executiva Nacional está fazendo a consulta, por ventura, é só mais um nome, ou seja, vai depender do resultado da consulta, da composição de forças partidárias, mas se vier a acontecer estamos à disposição”, cravou.
A questão da composição das forças partidárias versa especialmente para a ‘esperança’ de que Sílvio Mendes e o presidente do PSDB, Luciano Nunes, voltem a se entender, o que abriria as portas para uma chapa majoritária entre os dois. No entanto, essa possibilidade parece cada vez mais remota.