As movimentações para tirar Jeová Alencar do comando do Republicanos no Piauí podem reaproximar o deputado estadual do grupo de Ciro Nogueira, Sílvio Mendes e companhia. Nos bastidores, a informação é de que nomes ligados ao Palácio de Karnak estariam atuando, com apoio do deputado federal Jadyel Alencar (PV), na tentativa de inviabilizar a pré-candidatura do deputado a prefeito de Teresina.
Mesmo que Jadyel - agora liberado do PV para se filiar ao Republicanos - tenha recuado, ao afirmar que não pretende se envolver na disputa entre Jeová e Dr. Pessoa pelo comando do partido na capital, o deputado traça agora um plano B.
O primeiro passo foi o encontro, na tarde desta quinta-feira (15), com o deputado federal Júlio Arcoverde (PP). A coluna apurou que a conversa girou em torno da possibilidade de federação entre o Progressistas e o Republicanos, o que poderia atrasar a ida de Jadyel para o partido de Marcos Pereira.
Mas nem todos na ala governista concordam em sacar Jeová da disputa. A avaliação de fontes ouvidas pelo blog é de que o deputado tira votos de Silvio Mendes (UB) e não de Fábio Novo (PT). O que, com o andar da pré-campanha, fragilizaria ainda mais o pré-candidato de Ciro Nogueira.
Fato é que sem partido e/ou sem a possibilidade de deixar o Republicanos, o caminho de Jeová inevitavelmente seria a aliança com Sílvio, parceria essa que estava desgastada, já que o deputado cansou de esperar pela confirmação de seu nome como vice na chapa oposicionista.
E ao lado de Silvio, Jeová agrega não só o reforço na pré-campanha de rua, com a mobilização de lideranças, mas também o apoio da Igreja Universal, através do suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaías.