Blocos de rua constroem a tradição do Carnaval de Teresina

Fuleras, Dedim, Batata e Barão de Itararé fazem grandes festas nos bairros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Os blocos dos bairros de Teresina animam a cidade de Norte a Sul. Neste domingo (3) de Carnaval não foi diferente. A folia invadiu as ruas e os teresinenses mostraram que a construção de uma folia de momo tradicional parte do povo e da vontade de ser feliz. 

Bloco das Fuleras espera 5 mil pessoas

O Bloco das Fuleras acontece há 14 anos no bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina. Com expectativa de público de até 5 mil pessoas, o bloco surgiu da brincadeira de cinco amigos que se reuniam em um bar da região. A brincadeira cresceu e hoje o Fuleras é um dos maiores da cidade. A animação começou cedo da tarde, logo às 15h.

O bloco surgiu a partir da ideia de empoderar as travestis, fazendo com que os homens usassem roupas de mulheres. “Tem uns traíras que traem o movimento é vem de homem mesmo”, conta Neto Fulera, um dos organizadores do bloco.

O estudante João Victor Miranda, de 16 anos, vem ao bloco desde que era um bebê. Este ano, mesmo com o pé quebrado, ele não deixou de vir. “É uma tradição que não pode ser quebrada”, avalia.

Crédito: Lucrécio Arrais

Bloco do Dedim: boneco de três metros homenageia agitador cultural

A ameaça de chuva não dispersou os foliões do Bloco do Dedim, que começaram a concentração às 16h. Com direito a um boneco de três metros representando Dedim, o dono do bar que deu origem ao Bloco do Paçoca e do Dedim, a comunidade do bairro Saci, zona Sul de Teresina, caiu na folia em grande estilo. 

Messias Júnior, filho de Dedim, afirma que os esforços para fazer o bloco partiram dos amantes do carvanal e da história do dono do bar. “Este é o nosso terceiro carnaval. Aqui é um extensão do Bloco do Paçoca, que nasceu aqui, na quadra 19, no bar do meu pai, o Dedim. Dedim faleceu em 2016, mas em 2017 e 2018 nós começamos a fazer uma festa aqui. Então o prefeito lançou o edital dos blocos populares, então conseguimos um incentivo da prefeitura, de uma faculdade e de amigos. Tivemos o apoio de 10 polícias e três viaturas. A festa vai até 22h”, conta.

“O cidadão de bem tem que ir para a rua, não é Bandido, não. Vamos ter um boneco do Dedim, banda e começamos com um bom samba”, acrescenta Messias Júnior.

Vianei de Jesus, empresário que veio de Salvador para prestigiar a história de Dedim, diz que a família do agitador cultural do Saci merece aplausos por manter o carnaval. “É um pessoal de bem que faz muito bem em dar festa popular para o povo. Ainda bem que tem”, disse.

Crédito: Lucrécio Arrais

Crédito: Lucrécio Arrais

Bloco do Batata e da Dalila iniciam com forte chuva 

Dalila e Batata, blocos tradicionais do bairro Mafrense, zona Norte de Teresina, iniciaram com chuva. Mas a organização dos dois blocos garantem que a festa vai continuar. A folia termina toda junta e misturada a partir do som dos paredões, que tocam swingueira e músicas de carnaval. 

Ao toque da cuíca, os populares foram se aglomerando mesmo debaixo de chuva. “Aqui não tem chuva. Tem alegria e água para refrescar. Carnaval na zona Norte é animado, não existe bloco só na zona Leste, não. E já curtimos muito carnaval na chuva. Por que não neste domingo?”, questionou Ítala Barros, feirante. “Passei no Dalila e agora vou ver como está no Batata”, acrescenta.

Dona Maria do Socorro, idealizadora do Bloco do Batata, que este ano completa quatro carnavais, disse que a ideia surgiu dela e os filhos. “Todo ano a gente fazia uma feijoada, então meus filhos disseram para fazermos um bloco aqui da rua. Botei do batata porque vendo batata e cachorro quente. O povo gostou e assim ficou”, lembra.

Crédito: Lucrécio Arrais

Crédito: Lucrécio Arrais

Barão de Itararé: bloco homenageia Anselmo Dias e pede Lula livre 

Tradicionalmente, o bloco Barão de Itararé, o maior da zona Sudeste de Teresina, dispõe de um tom crítico, mais politizado. Mas este ano a produção decidiu homenagear Anselmo Dias, ex-vereador de Teresina já falecido, que trouxe muitas conquistas para a região. 

Rodrigo Maxwel, presidente do Barão, conta que espera 15 mil pessoas. “Anselmo fundou o bloco e faleceu há cinco anos atrás. Deixamos o nosso tom político para fazer um samba de homenagem a Anselmo, que foi um grande homem. Como vereador ele fez muitos benefícios aos bairros da zona Sudeste e foi uma grande liderança”, conta. 

Por outro lado, o público manteve o tom político e pediu “Lula livre”. “O nosso bloco sempre traz uma ideia mais politizada e hoje viemos pedir Lula livre. É preciso justiça para nosso ex-presidente, um homem honesto que foi preso injustamente e fez muito por esse país”, disse Remédios Silva, membra do grupo de teatro que abre alas para o trio elétrico.

Crédito: Lucrécio Arrais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES