O Bloco da Preta arrastou uma multidão de 320 mil pessoas pelas ruas do Centro do Rio na manhã deste domingo (16). Este ano, a cantora Preta Gil abriu o desfile no chão, ao lado da multidão, com a regravação da marchinha de carnaval Ô Abre alas, de Chiquinha Gonzaga.
"Ô Abre alas que eu quero passar, ô Abre alas que eu quero passar, quem disse que eu não estou no meu lugar, quem disse que eu tenho que agradar", cantou Preta.
De acordo com a Riotur, cerca de 404 mil pessoas curtiram o carnaval de rua no Rio nesta manhã. Além do Bloco da Preta, o Fogo e Paixão animou 45 mil pessoas no Largo de São Francisco, no Centro, o Suvaco do Cristo arrastou outras 35 mil pessoas por ruas do Jardim Botânico, na Zona Sul, e o bloco infantil Gigantes da Lira agitou um público de 4 mil pessoas por ruas de Laranjeiras, também na Zona Sul da cidade.
Segundo Preta, a intenção da festa é mostrar que o carnaval também é uma festa feita por mulheres. "Nossa potência está em todos os lugares e muito no carnaval. A gente vai estar de mãos dadas, unidas pra que a gente possa inspirar outras mulheres a serem donas das suas vidas, dos seus corpos, sejam livres, corajosas", garantiu.
Com uma fantasia que representa a ancestralidade e os orixás, a cantora usou uma roupa toda feita de crochê.