Vitamina A, C, B12: você sabe qual a importância de cada uma para o seu corpo?

Elas trabalham desde o funcionamento do sistema imunológico até a produção de energia, entenda mais!

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa de vitaminas | Reprodução/Internet

Falar de vitamina é falar de variedade de opções. As vitaminas são nutrientes essenciais que desempenham papéis importantes na manutenção da saúde e do bem-estar do corpo humano. Adicionas essas vitaminas no dia a dia tem se tornado um hábito cada vez mais comum, mas você sabe qual o papel de cada uma delas no seu organismo?

A médica pediatra Tatiana Mota, em entrevista ao Terra Você, contou que entre os principais papéis das vitaminas no organismo está garantir o bom funcionamento do metabolismo, prevenir doenças, ajudar na regeneração e cicatrização, bem como no crescimento e desenvolvimento adequados.

“A deficiência de algumas vitaminas, como as do complexo B, vitaminas A, C, D e K podem comprometer a memória, concentração, fadiga, e a longo prazo, podem até predispor sintomas de ansiedade e depressão”, diz a médica.

COMO FUNCIONA CADA VITAMINA?

Algumas vitaminas, como a vitamina A, B, C, D, E, ferro e Zinco, em conjunto a bons hábitos de vida, auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, e consequentemente, na proteção contra microorganismos causadores de doenças.

Vitamina A: é importante para visão e para o bom funcionamento do sistema imunológico, evitando doenças infecciosas; ex.:manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa. 

Vitamina D: ajuda na absorção intestinal do cálcio e reduz o risco de doenças autoimunes; ex.: fígado de boi, salmão, leite de soja, iogurte, carnes em geral. 

Vitamina D. Foto: ReproduçãoVitamina K: atua na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo; ex.: espinafre, brócolis, agrião, couve, acelga.

Vitamina E: tem uma importante função antioxidante no organismo e previne doenças como o câncer a cardiovasculares; ex.: amêndoa, avelã, amendoim, castanha do Pará, ovo, abacate.

Vitamina C: participa da produção do colágeno, do metabolismo do colesterol e estimula a atividade do sistema imunológico, prevenindo doenças respiratórias; ex.: laranja, limão, castanha, morango, toranja, brócolos, couve-branca. 

Vitamina B1: participa do metabolismo de lipídios, carboidratos e proteínas. Sua deficiência está relacionada a beribéri, doença que afeta o sistema nervoso e cardiovascular; ex.: cereais integrais (como arroz integral, trigo integral, aveia, cevada e centeio), leguminosas (como feijão, lentilha e grão-de-bico), carnes magras. 

Arroz integral é um exemplo de vitamina B1. Foto: ReproduçãoVitamina B2: estimula a síntese do sangue, agindo nas células vermelhas, e participa da produção de energia para diferentes processos do nosso organismo; ex.: vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros), ovos, carne, semente de girassol. 

Vitamina B12: é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso. Estudos sugerem que a deficiência relaciona-se a doenças neurodegenerativas. ex.: ovos, fígado bovino e de galinha, atum, sardinha (em óleo), sardinha, salmão, linguado, iogurte e leite

ATENTE-SE! SINTOMAS COMUNS DE DEFICIÊNCIA VITAMÍNICA

- Fadiga;

- Problemas de crescimento e desenvolvimento neuro psicomotor, nas crianças;

- Pele ressecada;

- Cabelos e unhas frágeis; 

- Infecções recorrentes;

- Anemia; 

- Problemas visuais;

- Problemas dentários;

- Sangramentos;

- Manchas na pele;

- Formigamento;

- Fraqueza muscular;

- Irritação;

- Cansaço;

- Ansiedade;

- Insônia.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES