Muita gente tem dúvidas se pode ou não tomar sorvete estando gripado. Independente disso, você, certamente já deixou de tomar um sorvete ou outro alimento gelado porque alguém alertou para evitá-los em casos de resfriado ou garganta ardendo. Esse conselho é muito comum entre pais e avós.
O que surpreende muitas pessoas é que, na cultura italiana, a recomendação é justamente o oposto: se você estiver resfriado ou com a garganta irritada, pode tomar um sorvete sem culpa! E isso também se aplica ao inverno. Mas, afinal, qual das duas opções é a mais sensata para evitar que a situação piore?
O que dizem os especialistas
Quando a sua garganta está dando sinais de irritação ou começam a aparecer os primeiros sintomas de gripe, será que consumir algo gelado vai fazer piorar os sintomas "Normalmente, não há problema em tomar sorvete quando se está gripado ou com a garganta inflamada", afirma o neuropediatra Jonathan Panoeiro, ao site Tua Saúde.
"Sorvete, água gelada ou alimentos frios não pioram os sintomas de gripe, resfriado ou inflamação na garganta", acrescenta, derrubando o mito.
Sorvete pode ajudar a minimizar o incômodo
De acordo com o especialista, assim como o gelo é aplicado em uma área do corpo, o sorvete pode ter um efeito local na garganta, aliviando a dor e ajudando a reduzir o inchaço causado pela inflamação. "Assim, pode contribuir para que a pessoa consiga ingerir líquidos e alimentos em alguns casos", acrescenta.
O médico recomenda a busca por um clínico geral em caso de dor de garganta, para que a causa seja identificada: "Iniciar o tratamento adequado e receber orientações sobre como deve ser a alimentação em cada caso." E mesmo que o sorvete esteja liberado, ele alerta consumir com moderação.