A pressão arterial alta, ou hipertensão, é mais comum do que se imagina e é um problema que, se não for tratado, pode se tornar grave. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão. A pressão arterial pode subir de forma repentina devido a uma variedade de coisas e é preciso estar atento a isso para evitar danos maiores.
Estresse e ansiedade
Casos de ansiedade e estresse intenso e repentino podem levar ao aumento súbito da pressão arterial. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), o estresse leva à pressão alta devido à liberação de hormônios que contraem os vasos sanguíneos. A dor física, outro fator estressante, também poderá levar a um aumento repentino da pressão arterial
Medicamentos
Outro fator que pode influenciar a pressão arterial é o uso de alguns medicamentos. Segundo a Clínica Mayo, alguns medicamentos vendidos sem receita e tomados de forma ocasional podem levar ao aumento repentino da pressão arterial. São exemplos, os antiinflamatórios não esteróides, como aspirina e ibuprofeno (Advil).
Consumo de sal
O consumo de sal é um dos hábitos mais conhecidos como desregulador da pressão arterial. Comidas e bebidas ricas em sal podem levar ao aumento repentino da pressão arterial, isso acontece por que o sódio facilita a retenção de líquidos pelo organismo. Isso pode acontecer 30 minutos após a ingestão de sal em excesso. Por outro lado, a redução do consumo de sal traz benefícios que são notados rapidamente.
Fumar
A nicotina presente no cigarro tem efeito imediato na pressão arterial. Ela leva a mudanças no bom funcionamento dos vasos sanguíneos e causa inflamação no sistema circulatório. Isso ajuda no endurecimento das artérias e leva à hipertensão, Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
A hipertensão
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.