Confira 10 hábitos que prejudicam a saúde íntima feminina - 4-Deixar a calcinha pendurada no banheiro e o uso de sabonetes íntimos

Desde o uso de protetores diários até a alimentação, conheça quais hábitos você deve largar - agora - pela saúde de sua vagina - 4-Deixar a calcinha pendurada no banheiro e o uso de sabonetes íntimos

Slide 5 de 11

4-Deixar a calcinha pendurada no banheiro e o uso de sabonetes íntimos

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Algumas fazem isso pela praticidade, mas o ato que parece ser apenas um “aproveitamento” de tempo, pode trazer resultados desagradáveis.“Quando deixamos a calcinha pendurada no banheiro, mais comumente dentro do box, nós estamos expondo essa calcinha à umidade, fazendo com que fungos se acumulem no tecido, devido ao banheiro ser um ambiente muito úmido e fazer com que ela demore para secar após o banho”, explica Evelyn. 

Além disso, quando se dá descarga no vaso sanitário, várias bactérias se alastram pelo ambiente, podendo também contaminar o tecido da calcinha. 

O sabonete íntimo, assim como a calcinha pendurada no box, é algo que não deveria mais estar nos banheiros – ou ser considerado uma prioridade – das mulheres. A maioria deles promete higienização, regular o pH e odor agradável. Então, antes de comprar um sabonete íntimo, deve-se entender qual a função dele e se realmente você necessita utilizá-lo.

Segundo a Associação Brasileira de Cosmetoginecologia (ABCGIN), alguns sabonetes íntimos podem, ainda, ressecar a área e hipersensibilizando-a, prejudicando a função, esses são mais alcalinos. É sempre bom utilizar o indicado pelo seu ginecologista. O uso excessivo, mais de duas vezes ao dia, também acaba ocasionando problemas na região. “Se você se incomoda com o cheiro da sua vulva comece a perceber a sua alimentação, pois o que você come pode mudar o cheiro dela. Carboidratos em excesso deixam maior secreção e cheiro ácido na vagina. O sabonete íntimo também pode alterar sua flora, desencadeando corrimentos e inflamações. Caso você tenha uma vulva saudável, não se preocupe em utilizar sabonetes íntimos, água corrente na área com pouco de sabão basta, é importante observar sempre a necessidade e o acompanhamento de um médico especializado”, orienta Marcelo Condé, ginecologista.

 

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES