Solicitação foi feita pelo defensor público Nelson Nery Costa
Conforme a Sesapi, 13.113 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac no Piauí.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que atualmente Teresina conta com 97 leitos de UTI Covid-19, mas que este número pode ser dobrado de acordo com a necessidade.
Este novo lote será destinado aos demais servidores da rede hospitalar que não foram contemplados pelo primeiro lote, da vacina Coronavac.
A Fundação Municipal de Saúde informou que mais 3.944 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 na sexta-feira, dia 22 de janeiro.
As doses estão sendo destinadas primeiramente aos profissionais de saúde da linha de frente no atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
As vacinações ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) exclusivas para atendimento Covid-19, Urgência e ala covid-19 de hospitais, sendo públicos e privados, além de instituições de longa permanência de idosos.
A primeira colaboradora a receber a vacina contra a covid-19 no HGV foi à enfermeira Danielle Reis
Nesse primeiro momento, cinco profissionais da saúde foram vacinados, além de 45 idosos do abrigo Frederico Ozanan.
A equipe técnica da FMS definiu que as 11.382 doses da vacina Coronavac recebidas serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada.
Secretaria de Estado da Saúde afirmou que cidades que tiverem recebido doses e já estiverem preparadas podem dar início à imunização
Primeiro vacinado, Joaquim Parente destacou a simbologia da vacinação na guerra contra o novo coronavírus, apontando que agora é possível ver uma luz ao final do túnel.
Durante a Cerimônia serão imunizados cinco profissionais de saúde que exercem trabalham unidades hospitalares que compõem a Rede Estadual.
O Ministério da Saúde recomenda que 34% das doses de cada Estado sejam destinadas para profissionais de saúde.
O painel da FMS revela ainda que, dentre os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, 54,94% são do sexo feminino e 45,06% do sexo masculino.
O Estado registrou 14 mortes e 657 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas
Serão disponibilizadas 67 mil doses de vacina para a campanha nestas regiões, que encerra a etapa urbana na capital. Nos dias 24 e 31 de outubro acontece a vacinação na zona rural.
Em Teresina, 22 salas estarão abertas das 8h às 17h para que crianças e adolescentes, até os 15 anos de idade, possam tomar as doses que estão em falta no seu esquema vacinal.
O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana.
Segundo dados da FMS, as UBSs do município realizaram um total de 34.176 atendimentos no mês de abril. Já no mês de agosto foram registrados 79.746 atendimentos, o que representa um aumento de 43% neste período de tempo.
Sendo seis deles de Influenza A H1N1 e 37 de Covid-19.
Em Teresina, a FMS segue imunizando apenas pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha
As medidas mais restritivas adotadas pela Prefeitura, principalmente aos finais de semana, podem ter influenciado na queda do índice de deslocamento.
A vacina estará nos postos disponíveis aos públicos prioritários enquanto durarem os estoques.
Essa vacina não têm eficácia contra o novo coronavírus e sim contra a gripe, doença respiratória causada pelo vírus influenza e que pode ser fatal.