O gestor de 74 anos, que é médico, tomou a dose do imunizante no posto drive thru instalado no Terminal do Livramento, zona Sudeste da capital.
A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para o público estava prevista para a próxima quinta-feira (22).
A orientação é para que todos levem cartão de vacina que comprove a primeira dose, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência da cidade de Teresina.
O público-alvo, portanto, representará 79.744.470 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.
O atendimento será nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) não gripais de segunda a sexta-feira.
Além das crianças, gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após o parto) poderá receber a vacina nesse primeiro grupo
A Fundação chama atenção para que as pessoas não percam o prazo de completar o esquema vacinal.
Juiz da 1ª Vara determinou que governo do Piauí direcione 20 mil doses de vacina contra Covid-19 para idosos
A população alvo da campanha precisa ficar atenta para garantir sua dose no dia correto através dos postos Drive Thru.
Um novo prazo foi estipulado para os encaminhamentos da reunião passada que não foram cumpridos. A próxima audiência será na quinta-feira, 22 de abril.
No Piauí, 20.158 pessoas ainda não tomaram a segunda dose das vacinas contra a Covid-19.
Nos drive-thru o atendimento aos idosos será apenas com segunda dose na sexta-feira (16) para as pessoas com 78 anos e no sábado (17) para idosos de 77 anos.
À medida que o município recebe mais doses, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá informar quais públicos alvos receberão a imunização.
Essa campanha de vacinação é extremamente logística, como explica a diretora de Atenção Básica da FMS, Laurimary Caminha.
Para dar continuidade a imunização em Teresina em outros grupos prioritários, a coordenadora informou que aguarda uma posição do Ministério da Saúde para receber mais doses.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a vacinação não é disponibilizada apenas em drive-thru porque tem outros públicos também prioritários.
Uma reunião junto às instituições será realizada ainda hoje para definir uma estratégia de vacinação.
A estimativa para esta nova etapa é que cerca de 9 mil pessoas de 69 e 68 anos sejam vacinadas.
As duas novas faixas etárias foram incluídas no plano de vacinação contra a Covid-19 em Teresina
O agendamento é pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.
Na categoria de vacinados estão trabalhadores da saúde , pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e idosos de 77 anos ou mais.
Assim como na etapa anterior, serão disponibilizados 10 pontos de drive-thru em toda a cidade, além de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Usando um modelo conservador, projeta-se que o país chegará a 70 mil casos diários na média móvel na semana que vem.
De acordo com o prefeito, o consórcio não tem o objetivo de tirar o protagonismo do governo federal no processo, apenas autoriza que as cidades também auxiliem na compra dos materiais.
Hoje (09), teve início a imunização daqueles com 40 anos ou mais que atuam em clínicas, hospitais, ambulatórios e laboratórios diversos.