Os trabalhos legislativos de 2015 foram abertos na Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí presidida pelo vereador Roberto Moura(PSB)nesta sexta-feira(27/02) com presença de oito dos nove vereadores, ausência do vereador Antonio Tiago(PT) que estava em Teresina tratando de assuntos de interesse da população vilanovense.
A sessão teve a participação do prefeito Arinaldo Leal e a presença de um bom público, acompanhando mais uma vez a atuação de seu representante(vereador(a) no Poder Legislativo Municipal. Presentes secretários municipais, professores, funcionários municipais e pessoas da comunidade.
Presente na sessão, o prefeito Arinaldo Leal manifesta seu reconhecimento da importância da harmonia entre os poderes: Executivo e Legislativo municipal; presta contas de obras construídas e em andamento, serviços executados e em execução, beneficiando a população no ano de 2014 e em 2015 e, as perspectivas para o ano de 2015, com muita luta para conseguir projetos e benefícios para atender as necessidades do município vilanovense.
Na sessão de abertura do ano legislativo, o presidente vereador Roberto Moura informa que, teve apresentação de dois Projetos de Leis. O PL nº 156/2015 sobre autorização de crédito adicional especial de R$ 316.000,00 destinado ao Fundo de Previdência Própria do Município criado pela Lei Municipal nº 170/2015. Matéria esta apreciada, votada e aprovada por seis votos a favor dos vereadores: Mauro, Bibia, Edilson, Luís Acelino, Marcelo, Severo Sousa e um voto contra da vereadora Adenilda Bento.
O Projeto de Lei(PL) nº 157/2015 sobre o reajuste do piso salarial dos professores municipais, apesar dos esclarecimentos do prefeito Arinaldo Leal e da explicação do professor Welintom Florentino sobre a matéria, defesa do vereador Edilson Brito, o referido PL foi apreciado, mas não votado porque teve o pedido de vistas da vereadora Adenilda Bento. “Assim sendo, vai retardar o pagamento retroativo desde janeiro/2015, prejudicando os professores. Mesmo assim, o prefeito Arinaldo Leal garante pagar mesmo com este atraso burocrático legislativo”. - Esclarece o presidente vereador Roberto Moura.
O vereador Roberto Moura, acrescenta ainda que, foi retirado da pauta o PL que dar nome a Escola Municipal Proinfância. Como o referido PL teve pedido de vistas do vereador Antonio Tiago(PT) na sessão anterior e, o mesmo estava ausente na presente sessão, para fazer as considerações a respeito da matéria.
Algo mais, o vereador Roberto Moura informa que, “distribuiu a cada vereador(a) o Calendário das Sessões quinzenais da Câmara Municipal” disse, “que reorganizou a secretaria da Câmara Municipal; vai prezar pelo bom andamento dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal vai ter expediente todas às segundas-feiras, quartas e sextas-feiras, das 8h00 da manhã até as 13h00(uma hora da tarde)”. Aproveita a oportunidade para convidar a população para sempre assistir ás sessões.
A reportagem acrescenta que, participar das sessões é exercer a sua cidadania e acompanhar o trabalho e desempenho dos vereadores, representantes do povo no Poder Legislativo Municipal, lugar de discussões e debates políticos, aprovar ou não as leis e projetos que venham beneficiar a própria população. Quanto ao pedido de vistas, acontece quando se tem pouco conhecimento da causa e precisa conferir detalhes de algum assunto/tema.
Fonte: Reportagem da equipe Portal Vila Nova Notícias
Edição Fotográfica: Equipe RR
<span pastemarkerend"="">
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.