4º Batizado de Capoeira é realizado pelo grupo de Capoeira Ginga No

4º Batizado de Capoeira é realizado pelo grupo de Capoeira Ginga No

Grupo de capoeira Ginga Nova realiza batizado | Jota Ferreira

Aconteceu na noite de Terça-Feira (16/12)  durante as festividades dos 20 anos de Vila Nova, o 4º batizado de Capoeira do grupo  Ginga Nova, o mesmo nasceu em 2008, fruto de uma parceria que o município estabeleceu o com o grupo Palmares. Teve como primeiro professor Rafael Santos (Bob) e hoje é acompanhado pelo monitor David (Dourado).

Esteve presentes o Grupo Palmares - mestre Maciel, contramestre Catraca, professor Rafael Santos, monitores Ariel e Felipe.

Durante a abertura a professora Geovânia Cardoso, Secretaria de Assistência Social, destacou a importância da capoeira como fator de inclusão social.

A Professora Marli Veloso, Secretária de Cultura, fez um resgate do processo de formação do Grupo Ginga Nova e destacou a importância do grupo para o protagonismo juvenil, frisou a implementação da lei 10.639/2003 nas escolas municipais. Em seguida apresentou um vídeo da Campanha Infância sem Racismo que mostra índices comparativos entre crianças branca, negras e indígenas.

O Mestre Maciel explicou sobre a importância do Batizado dentro da Capoeira e reafirmou o compromisso do grupo Palmares em fortalecer os grupos que ajudou a fundar.

Em sua fala o prefeito Arinaldo Leal destacou a  importância dos grupos no município:  " Tenho lutado para fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, reitero o compromisso com ações afirmativas que fortaleçam a cultura e a história afro-brasileira". Finalizou.

"O Batizado foi um momento de muita relevância, pois, ver o rosto das crianças e adolescentes sendo batizados ou trocando de corda como fruto de um processo de dedicação, compromisso e repeito pela diversidade cultural da qual somos fruto nos enche de orgulho”. Comentou a professora Marli Veloso

As famílias vilanovenses acompanharam o Batizado e manifestaram seu apoio às ações de combate ao Racismo e valorização da diversidade.

Veja imagens:



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES