Uma tradição religiosa que se mantém viva há dezenas de anos. Anualmente, no mês de janeiro, a comunidade católica de Vera Mendes se mobiliza em torno da fé e devoção a São Sebastião, santo padroeiro do município. Este ano, a maior festa religiosa do município teve como tema “A palavra de Deus ilumina e anima toda a vida cristã”, e o lema “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e põem em prática”. As celebrações tiveram início dia 11 de janeiro. Após nove noites de novena em preparação para a festa do padroeiro, nesta terça-feira, 20, dia de São Sebastião, foi celebrada a missa solene presidida pelo padre Ferdiran Fontes Mendes, capelão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Picos. Um grande número de fiéis católicos lotou o templo religioso.
Maria Irene Nunes da Luz, devota há 30 anos
Antes de iniciar a celebração, a senhora Maria Irene Nunes da Luz, de 71 anos, zeladora do Apostolado da Oração, deu seu testemunho de fé e devoção ao santo. A aposentada participa do festejo de Vera Mendes há 30 anos, quando a cidade ainda era povoado do município de Itainópolis. Segundo ela, a devoção teve início depois de ter um pedido atendido pelo santo. “No primeiro ano, em 1985, eu vim com meu filho de pé de Itainópolis até a igreja trazendo nos braços uma imagem de São Sebastião, e nunca mais deixei de participar. Sou devota de São Sebastião e tenho ele sempre em minhas orações”, contou. Com fé, afirmou que enquanto vida e saúde tiver, continuará a participar do evento religioso.
Durante a celebração, o prefeito do município, Milton Oliveira, e a primeira dama Gardênia Silva, apresentaram no altar o pão e o vinho. Moradores apresentaram produtos cultivados no município. Nas preces, foi lembrada a figura de José Mendes, um ex-morador do município já falecido, que por muitos anos coordenou a realização dos festejos de Vera Mendes. Ao final, o padre Ferdiran realizou a bênção de crianças e jovens, em renovação da fé dos que serão o futuro do município. “Jesus nos chama através de São Sebastião, para que nos coloquemos cada vez mais a serviço da nossa fé, escutando a palavra e nos aproximando mais do nosso Deus”, disse.
Imagens: Gildevan Borges
Matéria: portal cidadesnanet
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.