VI Jornada em Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Valença

VI Jornada em Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Valença

Na foto: Organizadores da VI Jornada em Valença. | Raimundo Barbosa

O dia 18 de maio é o dia nacional do combate ao abuso e á exploração sexual de crianças e adolescentes. Para marcar a data o CEPAVA, a Casa Renascer e Grupo Jovens em Ação promoverá a VI Jornada em Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, entre os dias 17 e 21 de maio, com palestras, debates, oficinas, caminhadas, atos públicos, manifestações, teatro, musicas entre outras ações no município de Valença do Piauí .

O CEPAVA, a Casa Renascer e Grupo Jovens em Ação desde de 2004 em parcerias com outras entidades vem realizando e promovendo atos de mobilização social e conscientização da sociedade sobre o fenômeno da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

De acordo com Mauricélia Sousa Educadora Popular e organizadora da VI Jornada, todas as expressões constituem crimes e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos. As crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Tais danos podem trazer conseqüências muito penosas em suas vidas, podendo levar ao uso de drogas, gravidez indesejada na adolescência, a distúrbios de comportamento, a condutas anti-sociais, a infecções por doenças sexualmente transmissíveis e até ao suicídio. ?Grave como a violência sexual ?É O SILÊNCIO? que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos (as) agressores (as), o que se constitui em novas formas de violação dos direitos das crianças e adolescentes?. Lamentou Mauricelia.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes podem se manifestar de diversas formas. As formas de maiores ocorrências constituem-se no abuso sexual dentro da própria família e na exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia, o tráfico e o turismo sexual.

Para Esmeraldina Sousa Educadora Popular e organizadora da VI Jornada a intenção da VI Jornada é para mobilizar e convocar toda a sociedade Valenciana a participar desta luta de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

?É preciso que formamos uma consciência cidadã e ética para denunciar e romper com esse ciclo de violência,responsabilizando os agressores e protegendo as crianças e os adolescentes? . Afirma a Educadora.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o ?Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?.

Confira a programação:

Dia 17 de maio às 20hs Abertura Oficial na Câmara dos Vereadores

Dia 18 de maio às 8hs Seminário sobre violência sexual e a rede de atendimento no auditório da Prefeitura Municipal e as 19hs peça teatral na unidade escolar Carmina Veloso

Dia 19 de maio às 9hs peça teatral na Unidade Escolar Maria Antonieta

Dia 20 de maio às 19hs feira e apresentações culturais na Praça Norberto Dino Barbosa envolvendo o tema ?Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra de Crianças e Adolescentes?

Dia 21 de maio às 19hs feira e apresentações culturais na Praça Norberto Dino Barbosa envolvendo o tema ?Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra de Crianças e Adolescentes?

Dia 22 de maio às 19hs encerramento na Praça Norberto Dino Barbosa com Missa pela Paz e as 20hs Apitada pelo fim do Silencio que envolve a violência sexual.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES