Valença do Piauí lança plano municipal de enfrentamento à violência sexual contra a crianças e o adolescentes

Valença do Piauí lança plano municipal de enfrentamento à violência sexual contra a crianças e o adolescentes

Na foto: Mauricélia Sousa educadora popular | Raimundo Barbosa

A Secretaria de Assistência Social de Valença do Piauí lançou nesta segunda (26), o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente na cidade de Valença é resultante de um amplo processo com a participação do Poder Público e segmentos da Sociedade Civil envolvidos com a temática da criança e do adolescente. É também um importante instrumento de garantia à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, mediante ampliação e implementação de um conjunto articulado de ações e metas, na perspectiva de assegurar a proteção integral à criança e ao adolescente em situação de violência ou risco sexual.

Ao assumir o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, num contexto de grandes contradições sócio-econômicas que caracterizam a Cidade de Valença, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e todos os parceiros, assumem os desafios de buscar as mais diferentes formas coletivas de estratégias e alternativas para implementação de redes de proteção às crianças, aos adolescentes e suas famílias, reafirmando o compromisso para o desenvolvimento de ações, que assegurem o fim da violência contra criança e adolescente.

De acordo com a Educadora Popular Mauricélia Sousa (Sistematização e Apresentação do Plano), o plano tem como foco estabelecer um conjunto de ações articuladas que permita a intervenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes de Valença, onde haverá um maior esforço para identificar quem comete esse tipo de crime e temos que ampliar o número de equipes para fazer a abordagem e acolhimento em crianças e adolescentes em situação de abuso ou uso, por exemplo, de drogas. Precisamos aumentar a rede de retaguarda com mais serviços de combate ao abuso e exploração sexual.

O Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente tem como objetivo:

-Realizar investigação científica, visando compreender, analisar, subsidiar

-Monitorar o planejamento e a execução das ações de enfrentamento da Violência sexual contra crianças e adolescentes.

-Garantir o atendimento especializado às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual consumada.

-Promover ações de prevenção, articulação e mobilização, visando o fim da violência sexual.

-Fortalecer o sistema de defesa e de responsabilização.

-Fortalecer o protagonismo Infanto-Juvenil.

O lançamento aconteceu no auditório da câmara municipal durante a Sessão e reuniu representantes da Secretaria de a Assistência Social, conselho tutelar entre outras entidades.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES