A cidade de Valença do Piauí, localizada na mesorregião centro-norte piauiense, teve sua origem de uma aldeia de índios aruaques. Mesmo antes da presença portuguesa, o espaço valenciano já era área habitada por civilização primitiva que deixaram seus vestígios através da arte parietal nos parques de Buritizal, Almerqueiras, Tanques, Gameleira, Limoeiro e tantos outros que pontuam nosso espaço geográfico.
E dentro desse contexto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura de Valença realizará de 16 a 26 de abril uma exposição de gravuras e objetos de origem indígenas para a comunidade valenciana e região.
A exposição existe a mais de 20 anos e já faz parte do calendário de atividades culturais da cidade, onde as salas e o pomar do prédio da secretaria se transformam num espaço temático em homenagem ao índio e durante a exposição, a comunidade, alunos e professores de escolas municipais, estaduais e privadas.
O dia do índio é comemorado no dia 19 de abril, e é muito necessário para manter viva a chama da cultura deixada por nossos ancestrais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.