Nesta sexta-feira (12), duas equipes do IBGE, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais percorreram varias comunidades no município de Valença do Piauí e constataram grandes perdas na lavoura do município.As irregularidades das chuvas em Valença têm provocado preocupação nas autoridades locai e o desespero nos trabalhadores rurais.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultur Dr. Renato Satiro, o quadro atual em muitas áreas avaliadas a perda é grande na lavoura de milho, arroz, mandioca e feijão e já é considerada perda total do cultivo de subsistência em varias comunidades.
Na comunidade Campos o agricultor Francisco de Assis Sousa plantou na 1° quinzena de janeiro arroz e milho e já perdeu toda a lavoura por falta de chuva, calculando uma perda total de 100%.?As famílias que dependem apenas da lavoura para garantir o sustento, já estão desanimadas com o inverno deste ano?.Disse o agricultor.
O olhar dos agricultores é de pura tristeza, o agricultor Francimar Ferreira da Silva da comunidade Sanharó, arou, preparou a terra e plantou em janeiro passado a sua lavoura de arroz, por falta de chuva o arroz não cresceu, ficando atrofiado com uma perda em mais 80% do plantio ?Não dá para fazer nada, por aqui a lavoura está toda perdida?. Lamentou Francimar.
O agricultor Gonçalo Ferreira, morador da comunidade campos, explica que este ano não conseguiu se quer situar nada do roçado dele. ?Eu plantei minha roça duas vezes, mas a chuva foi pouca e os grãos de milho e arroz não germinaram nem metade, Sem água, o grão não se forma?, afirma o agricultor.
O prefeito de Valença Francisco de Assis Alcântara preocupado com o quadro de irregularidade e escassez de chuvas, disse que na próxima semana vai fazer uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IBGE, EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, Associações para avaliar o quadro de perda na lavoura do município.
O portal Meio Norte estar acompanhando toda pesquisa de campo com os lavradores.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.