Prefeito Alcântara participa de evento com Ministro da Saúde

Prefeito Alcântara participa de evento com Ministro da Saúde

Reforçar as ações de vigilância e combate à dengue | Geysa Silva

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve nesta quarta-feira dia 17 de novembro em Teresina para uma reunião realizada no Karnak para tratar sobre ações de enfrentamento da dengue. A ideia, de acordo com o ministro, é mobilizar gestores, profissionais da saúde, além da população, para discutir a problemática. ?Não há possibilidade de enfrentar com sucesso esse problema se não há o envolvimento de todos ? governos e sociedade?, destacou o ministro.

Durante a solenidade, o ministro Temporão disse que o Piauí está entre os estados com maior risco de epidemia da dengue no verão 2010/2011, ao lado de estados como o Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Sergipe e Pernambuco. ?Vou percorrer cada um desses estados. A ideia é reforçar as ações de vigilância e combate à doença em cada um desses estados com alto risco de epidemia da doença?, reforça.

O ministro da Saúde falou dos fatores causadores da doença em cada região do Brasil. E destacou que no Nordeste, assim como no Norte, a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor se deve à ausência de água encanada para a maioria da população, o que obriga os moradores a estocarem água em recipientes inadequados. Já nas outras regiões do país, foram citados ainda depósito de água parada nas residências como vasos de plantas e piscinas, além da falta de coleta do lixo.

Esses dados contam em um Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). Essa ferramenta combina cinco critérios como incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito transmissor, tipos de vírus da dengue em circulação, densidade populacional e cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo. Para o ministro Temporão, esse levantamento é de grande importância, porque permite, dentre outras, que os gestores de saúde intensifiquem e até antecipem as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco.

No que se refere ao Piauí, o ministro explicou que em Teresina e Parnaíba, cidades que realizaram o Liraa 2010, ficou constatado que os dois municípios estão em situação satisfatória de acordo com o levantamento, mas que mesmo assim é preciso mais empenho de todos para evitar qualquer problema.

O secretário estadual da Saúde, Telmo Mesquita, também reforçou o envolvimento de todos para combater a dengue. Ele lembrou que em todo o Piauí, no ano de 2009, foram confirmados 6.106 casos da doença em 211 dos municípios. E que agora no ano de 2010 foram contabilizados, até o momento, 7.719 casos de dengue com 6 mortes, sendo 4 em Teresina e 2 no interior, nas cidades de Marcos Parente e Inhuma. ?Fazemos um monitoramento constante da doença. E o grande problema é quando diminuem os riscos e as pessoas baixam a guarda. É preciso cuidado sempre?, alerta o secretário.

O Prefeito Municipal de Valença Francisco de Assis Alcântara participou do evento.

Fonte:appm



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES