Moradores de 2.020 Municípios vão poder fazer ligações gratuitas para telefones do mesmo DDD nos telefones públicos da operadora Oi a partir desta quinta-feira, 30 de agosto. A medida vai até o dia 30 de outubro, e é resultado de uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011, exigiu que as concessionárias promovessem vistorias e reparos nos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. No primeiro balanço do Plano foi constatado que as ações para melhoria não foram suficientes para o cumprimento integral dos objetivos estabelecidos.
Por este motivo, a Agência adotou a medida de tornar gratuitas as chamadas locais fixo-fixo originadas nos orelhões da operadora. De acordo com os dados levantados, o pior desempenho foi registrado por 1.724 Municípios localizados em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe.
A gratuidade pode ser estendida, após do dia 30 de outubro, se 90% da planta dos aparelhos de cada Unidade da Federação não estiver ativo. De acordo com a Anatel, no caso dos Municípios em que só tem telefones públicos, o mínimo é 95% dos aparelhos em funcionamento.
Fonte: Agência CNM
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.