A Secretaria Municipal de Valença do Piauí e a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde - AACOSVAPI renovaram parceria que permite transportar os portadores de diabetes para exames de rotina na capital do estado todos os meses.
De acordo com a presidente da AACOSVAPI, Èdina Abreu, os pacientes com diabetes precisam participar do mutirão do olho diabético que acontece durante todo o ano em Teresina como forma de avaliação da saúde oftalmológica. ?São cerca de 50 pacientes entre crianças e idosos que viajam a cada mês para essa avaliação? ressaltou Lucidalva Amâncio, vice-presidente da categoria dos agentes de saúde.
?O nosso município sempre foi muito sensível a essa causa , pois é quem arca com as despesas de transporte e alimentação dos pacientes eu são, na sua maioria, pessoas de baixa renda. Alem disso o secretário arca com diária dos agentes de saúde que fazem o acompanhamento dos pacientes? enfatizou Èdina Abreu.
O calendário de viagens foi organizado pela presidência da AACOSVAPI e será divulgado mês a mês para que as pessoas atendidas pelo programa o dia e horário de saída das viagens.
O Secretário de Saúde, Walfredo Filho, ressaltou que o município mesmo enfrentado algumas dificuldades se desdobra para que as viagens não atrasem sequer um mês. ?Temos nos preocupado muito com essas viagens, pois temos que cuidar ainda mais da saúde dos nossos munícipes, principalmente dos que como estes, precisam de atendimento especializado que o nosso município não dispõe. Vamos continuar com as viagens em parceria com os agentes de saúde? garantiu o secretário.
O mutirão do olho diabético acontece a cada mês no Hospital Getúlio Vargas em Teresina e atende inclusiva com cirurgia de catarata para pacientes com diabetes, evitando assim a cegueira.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.