Mais de 80 prefeitos participaram de reunião na APPM

Mais de 80 prefeitos participaram de reunião na APPM

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (07), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), reunião com prefeitos dos municípios mais castigados pela seca no Piauí. A Defesa Civil Estadual, em parceria com a APPM, reuniu mais de 80 prefeitos.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, iniciou a reunião agradecendo a presença dos prefeitos, falou da importância do encontro, disse que é uma preocupação constante da APPM sobre a triste realidade, afetada pela suspensão da operação carro-pipa na região do semiárido piauiense. ?Estamos aqui hoje para ouvirmos da secretária estadual de Defesa Civil Simone Pereira, o que o governo do Estado tem para nos oferecer?, disse. Acrescentou, ainda, que ?não acredito que a situação se agravou por conta de uma retaliação do governo federal em relação a questões políticas partidária, pois estamos tratando de seres humanos que precisam de água urgentemente. Este ano, a situação é mais grave porque as chuvas que caíram na região não foram suficientes para acumular água, podemos dizer que este ano está pior do que o ano passado, agora, o que queremos mesmo é o imediato retorno da operação carro-pipa?, concluiu.

A secretária estadual da Defesa Civil, Simone Pereira, disse que o encontro com os prefeitos é uma forma de tranqüilizá-los. ?O governo do Estado vai bancar o atendimento de distribuição de água a todos aqueles que estão sem atendimento ocasionado pela suspensão da operação carro-pipa. O governador José Filho está disponibilizando o repasse extra para atender já a partir da próxima semana, todos os 94 municípios que estão com o serviço suspenso, utilizaremos os critérios justos para atender a todos, esse é o nosso compromisso?, disse.

Arinaldo Leal compartilhou positivamente com os prefeitos, a atitude do MPF. O procurador Alexandre Assunção e Silva, do Ministério Público Federal no Piauí, ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, solicitando à Justiça Federal que determine à União, a transferência ou desbloqueio dos recursos para a contratação de carros-pipas para todos os municípios em situação de estado emergencial. Compareceram a reunião, além de prefeitos e secretários municipais, os deputados estaduais Edson Ferreira e João de Deus, Antoniel Silva, diretor de Projetos Especiais e Jerry Hebert, diretor da Unidade da Defesa Civil do Piauí.

Durante a reunião, muitos prefeitos agradeceram a luta da APPM para encontrar uma forma de solucionar o grave problema. Foram informados, ainda, os procedimentos para iniciar os trabalhos que dependem da entrega imediata dos documentos e planilhas na Defesa Civil Estadual, a partir de amanhã (08). A secretária Simone finalizou dizendo que, no primeiro momento, o repasse será antecipado para pagamento dos pipeiros, assegurou que não haverá atraso no pagamento de todos aqueles que serão contratados pelo governo do Piauí, para atender de forma emergencial, os municípios castigados pela falta d?água.

No final da reunião, Arinaldo Leal, lembrou aos colegas, que a luta continua em relação à aprovação do aumento do FPM e espera contar com o apoio da bancada federal para interceder junto ao Congresso Nacional em defesa das ações municipalistas.

Após a reunião, os prefeitos, em comitiva, foram até o palácio de Karnak, agradecer pessoalmente o apoio do governador do Estado, Zé Filho.

Com as informações: APPM



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES