Governo negocia com professores pagamento do piso nacional

Governo negocia com professores pagamento do piso nacional

O Governo apresentou uma proposta de reajuste para os servidores das classes A e B. | ascom

O governador Wilson Martins reuniu-se na manhã desta quarta-feira (21) com uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI) para discutir o pagamento do piso nacional do Magistério. O Governo apresentou uma proposta de reajuste para os servidores das classes A e B, com formação de nível médio, e abriu um novo canal para discussões com a categoria.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Átila Lira, o Governo do Estado se compromete a cumprir o que determina a lei do piso. ?Vamos assegurar o reajuste para os professores de nível médio, de acordo com o que determina a lei do piso. O que vamos discutir agora é em relação à carreira dos professores, dentro das nossas possibilidades legais em função da aproximação do Estado do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal?, afirmou o secretário.

A LRF define que os estados não podem comprometer mais de 46,55% de sua Receita Corrente Líquida com o pagamento de servidores públicos. ?A folha da Educação corresponde a 47% de toda a folha de pagamento do Estado. Qualquer aumento causa um grande impacto. Por isso, temos de estudar bem?, argumentou. ?A partir de maio podermos dar o reajuste de toda a carreira porque é quando teremos uma ideia real das condições fiscais do Governo do Estado?, acrescentou.

Uma nova reunião deve acontecer entre as Secretarias de Educação, Fazenda e Administração e a comissão do Sindicato para tratar sobre desdobramentos da proposta.

Atualmente, a folha de pagamento da Secretaria Estadual de Educação conta com 32 mil professores ativos e inativos.

fonte: ascom



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES