A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante sua visita ao Piauí, lançou um desafio ao governador Wilson Martins: construir 35 mil cisternas no semiárido piauiense até o próximo ano. A proposta foi aceita e uma equipe de trabalho já trabalha na confecção de um projeto que deve ser encaminhado ao Ministério ainda esta semana.
Campello veio ao Estado na segunda-feira (30), e participou do lançamento do Programa Mais Viver, desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir o número de pobres no Piauí.
"A ministra Tereza Campello recomendou ao Governo do Estado priorizar o semiário piauiense. A construção das cisternas ajudará na universalização do abastecimento de água e com mais qualidade às famílias desta região do Piauí ", explica a diretora de Convivência com o Semiário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Lúcia Araújo.
Segundo a diretora, o projeto para a construção dos reservatórios deve ser finalizado ainda nesta semana e encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Social na semana que vem.
Números
Ao todo, cerca de 100 municípios deverão ser beneficiados com a construção dessas 35 mil cisternas, que serão viabilizadas pelo Governo do Estado, pela Articulação do Semiárido (ASA), pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). "No cumprimento dessa meta, devem ser investidos cerca de R$ 100 milhões", informa Lúcia Araújo.
Desde 2003, o Governo do Estado tem investido na construção de cisternas para ampliar o abastecimento de água de qualidade para as diversas regiões piauienses. Entre 2003 e 2011, cerca de 35 mil cisternas foram construídas.
Fonte: ascom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.