A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde realizarão uma grande programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.
O evento será realizado no CSU das 14hs às 20hs com diversas atividades e serviços, entre os serviços gratuitos oferecidos estão: palestras, maquiagem, depilação, limpeza de pele, cortes de cabelos, manicure e pedicure, massagem redutora, expedição de documentos, atividades físicas e orientações de profissionais de saúde.
Palestras e Palestrantes:
-De mulher para mulher, o momento de viver a vida, com Doutora Ana Patrícia;
-Câncer do Colo do Útero, com Doutor Jarbas Nogueira Matias;
-Mulher Protagonista de sua própria Historia, com o Historiador Antonio José Mambenga;
-Evolução Histórica da Mulher com a Professora Ilana Reis.
A programação do Dia Internacional da Mulher em Valença tem o apoio da 7ª Gerencia Regional da Saúde, Conselho Municipal da Mulher e Secretarias Municipais.
Saiba mais sobre o Dia Internacional da Mulher:
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, às mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.