Dia “D” Contra a Paralisia Infantil em Valença do Piauí

Dia “D” Contra a Paralisia Infantil em Valença do Piauí

O dia “D” da Campanha será sábado (20 de junho). | Raimundo Barbosa

Os Pais e responsáveis devem levar crianças com menos de cinco anos de idade para se vacinarem em Valença do Piauí. O dia ?D? da Campanha será sábado (20 de junho). A ação tem o objetivo de manter a erradicação da paralisia infantil no país.

No sábado estarão em funcionamento os postos de vacinação nas Unidades de Saúde do município: No Novo Horizonte (CAIC), Amando Lima, Ieda, Lavanderia, Vale Verde, Morada Nova, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UESPI, Terminal Rodoviária, Hospital Regional e na Secretaria Municipal de Saúde.

Em Valença devem ser vacinadas todas as crianças, com idade até cinco anos de idade.

No momento da vacinação, basta apresentar o Cartão da Criança. O documento é importante, pois, caso haja alguma vacina em atraso, as equipes dos centros ou postos de saúde farão a atualização na hora ou agendarão um retorno.

A vacina é gratuita, indolor e têm pouquíssimas contra-indicações, relacionadas a pessoas que possuem algumas doenças do sistema imunológico. Em caso de dúvida, os pais devem procurar orientação médica nas unidades de saúde. É importante enfatizar que doenças comuns na infância não impedem que a criança seja vacinada.

São apenas duas gotinhas que protegem contra o vírus da poliomielite ou paralisia infantil, doença infecto-contagiosa que atinge principalmente os membros inferiores e causa deficiência. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) é a única capaz de promover a erradicação da pólio no mundo. Deve ser tomada aos dois, aos quatro e ao seis meses de idade, com reforço aos quinze meses e durante as duas campanhas anuais.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES