Cultura: Cartunista Retrata “Procissão dos Mortos”

Cultura: Cartunista Retrata “Procissão dos Mortos”

Parabéns ao Cartunista George Barros com sua criatividade retratou com absoluta fidelidade a lenda Valenciana Procissão dos Mortos. | George Barros

Através de seus traços de lápis, papel, tinta e criatividade, o Cartunista George Barros, retrata em grande estilo à Procissão dos Mortos ?uma Lenda Valenciana?.

A lenda conta que numa quarta-feira santa, conhecida também como: ?quarta-feira de trevas?, na Rua do Maranhão em Valença do Piauí, depois da meia noite passa uma procissão, denominada ?Procissão dos Mortos?, que sai pelas ruas da cidade e cujo personagem principal é Prisilina, uma antiga moradora da Rua do Maranhão que recebe uma vela de uma das almas penadas. Após receber a vela, que se transforma num fêmur humano, Prisilina desmaia e quando acorda sai correndo feito doida a chaga na casa do Padre Cônego Acilino, onde ele ensina que ela tem que procurar uma criança por nome Maria e que seja Virgem, ela sai perambulando pelas ruas e encontrou na Rua São José e entregou a vela.

No dia seguinte a alma voltou e recebeu a vela resmungando mal dava para ouvi-la ela dizendo: "foi o que te salvou, essas são as horas mortas, momento que os vivos devem está dormindo e o os morto em penitencia.

A lenda conta ainda que quarta feira que antecede a Semana Santa, não receba vela de estranhos, porque pode ser a Prisilina querendo encontrar alguém para quebrar o encanto.

Parabéns ao Cartunista George Barros com sua criatividade retratou com absoluta fidelidade a lenda Valenciana Procissão dos Mortos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES