Campanha Contra a Febre Aftosa Começa em Maio

Campanha Contra a Febre Aftosa Começa em Maio

O Governo do Estado já definiu a data para a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em 2011, ela começa no dia 1º e vai até 31 de maio. Este ano a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) segue um cronograma de ações determinado pelo Ministério da Agricultura que visa a colocar o Piauí na zona livre da aftosa.

A última campanha, realizada no segundo semestre de 2010, o Piauí atingiu o índice de 93,8% de cobertura vacinal. Atualmente, o rebanho bovino é de 1.718.852 animais, foram vacinados 1.612.712. Os municípios de Agricolândia, Aroeira do Itaim, Bertolínia, Floresta do Piauí, João Costa, Miguel Leão, Novo Oriente do Piauí, Tamboril do Piauí, São Félix do Piauí, Santa Cruz dos Milagres e valença do Piauí atingiram 100% de cobertura vacinal.

Para as duas etapas da campanha em 2011, a Adapi vai intensificar a fiscalização nos municípios que obtiveram índices inferiores a 90% de cobertura vacinal. ?Os nossos números estão ótimos, mas vamos melhorar ainda mais esse índice de vacinação. Hoje, a mobilização é total, começa pelos fiscais da agência, passa pelos criadores e os homens do campo, todos estamos juntos?, disse o diretor operacional da Adapi, Raimundo José Mendes.

O técnico explica ainda que, entre os dias 25 e 29 de abril, a Agência vai receber dois técnicos do Ministério da Agricultura. ?Eles vão apontar as diretrizes e mostrar o que está certo ou errado, isso foi uma solicitação da Adapi para interagir e buscar o que realmente é necessário para mudarmos para a zona livre?, disse.

Outro grande passo dado pelo Governo do Estado foi o de enviar a base de dados 2010 dos animais para o Ministério da Agricultura, são duas bases uma de circulação de animais e outra de propriedade. ?Essas duas bases é que vão dar subsídios para o estudo da realização do inquérito soro-epidemiológico, esta é a última etapa para confirmar que não existe circulação viral no Estado, se tudo der certo já vamos trabalhar em novembro o final da campanha com a certificação nacional de estado livre da doença?, afirmou Raimundo José.

Fonte:piaui.pi.gov.br



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES