O prefeito municipal de Valença do Piauí recebeu no seu gabinete na manhã desta ultima terça-feira (16), agentes representantes da educação, sindicatos, agricultura, EMATER e IBGE para uma importante reunião.
A pauta da reunião foi referente à Compra dos Produtos da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar e conseqüentemente o mapeamento da Produção da Agricultura Familiar e Empreendedorismo Familiar Rural, onde em observância a lei federal de nº 11.947/2009, que preconiza que 30% dos valores destinados ao PENAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) seja para aquisição de gêneros da Agricultura Familiar observando-se os princípios e as exigências ou seja: O Higiênico Sanitário e o controle de qualidade ora estabelecidos pelas normas que regulamenta a lei.
De acordo com a análise final dos agentes envolvidos, em nível de município no atual momento o agricultor familiar não preenche os requisitos exigidos na referida lei; no entanto estes agentes representativos se comprometeram em organizar grupos de agricultores em cooperativas e/ou associações a fim de regulamentar a distribuição dos produtos listados na chamada pública de nº. 001/2.010 para o segundo semestre ou para o próximo ano.
Participaram da reunião a Secretária municipal de Educação Maria Dolores, Coordenadora da Merenda Escolar Ismênia Pereira ,Coordenadora do Brasil Alfabetizado Vanete Ferreira, Vereador Elizeu França, Secretário de Agricultura meio ambiente Luis Carlos Cortez, Engenheiro agrônomo Dr. Renato Sátiro, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes, Técnico do IBGE Adeodato, Professor Antonio Carlos (Conselho de Alimentação Escolar), Técnicos do EMATER, Francílio e Lourdes Cortez.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.