A verdade sobre o programa do tratamento do glaucoma em Valença do Piauí.

A verdade sobre o programa do tratamento do glaucoma em Valença do Piauí.

Em Valença, foram realizadas mais de (415) consultas em um só dia | Welton Ferreira

O Secretario Municipal de Saúde de Valença do Piauí, Walfredo Filho, esteve na companhia da advogada Dra. Rolandia e da Agente Comunitária de Saúde Edna, na cidade de Água Branca-PI, nesta sexta-feira dia (02/03), para tratar diretamente com o Dr. Everson Magalhães, que é auditor do município de Água Branca, para esclarecer a verdade sobre o programa do tratamento do glaucoma de Valença do Piauí. Dr. Everson Magalhães, disse que existem (09) cidades (incluindo Valença do Piauí), sobre a sua supervisão com o programa do glaucoma e que em nenhum momento houve ingerência de qualquer natureza, ou seja, denuncias para paralisar o atendimento aos pacientes de glaucoma. O que realmente aconteceu foi que o Ministério da Saúde solicitou no final de 2011, abertura de auditoria para apurar indícios de irregularidades nos recursos transferidos a estados e municípios, para o tratamento da doença e varias medidas para qualificar a assistência já foram tomadas.

Dr. Everson Magalhães, fez questão de esclarecer que não condiz com a verdade a informação que o programa do glaucoma em Valença do Piauí, tenha sido denunciado, por este ou aquele político e muito menos sendo influenciado por familiares de autoridades a nível de estado, desqualificando qualquer inverdade nesse sentido. Segundo o Dr. Everson Magalhães, o laudo final da auditoria será finalizado nos próximos dias e disse ainda que em Valença, foram realizadas mais de (415) consultas em um só dia, sendo que as consultas e os colírios totalizaram o valor em torno de R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais).

O secretario de saúde Walfredo Filho, disse que o povo de Valença, sabe e conhece a seriedade e o trabalho responsável que a secretaria de saúde, esta fazendo a cada dia para atender as necessidades da população valenciana e que em nenhum momento o Prefeito Alcântara e a secretaria de saúde, iriam se colocar contra um programa tão importante como o tratamento do glaucoma de iniciativa do Ministério da Saúde e sim a favor.

Matéria do portal do Ministério da Saúde em 10/2/2012.

Saúde amplia fiscalização de recursos para o glaucoma.

Por iniciativa do Ministério da Saúde, equipes do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS) visitam, desde outubro de 2011, unidades que atendem a pacientes portadores de glaucoma. As vistorias foram motivadas por levantamento realizado pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério da Saúde (Derac), que constatou distorções no pagamento dos atendimentos realizados nos Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nas informações apuradas pelo Denasus, o Ministério suspenderá preventivamente o pagamento de R$ 15 milhões referentes às consultas e tratamento de glaucoma faturados a partir de outubro de 2011.

?Esta é mais uma ação realizada pelo Ministério da Saúde para combater o desperdício de recursos públicos e, a partir disso, ampliar e qualificar a assistência à população brasileira pelo SUS? ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com as informações: Welton Ferreira



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES