Cerca de 69% da população com idade entre 0 e 5 anos tomou a segunda dose de vacinação contra a paralisia infantil. A meta a ser atingida é de 95% conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
?A procura no dia D foi razoável, mas precisamos nos empenhar ainda mais orientando os pais a levarem até o final deste mês, para atingirmos a meta de 95%? ressaltou Walfredo Filho, Secretário Municipal de Saúde.
A vacinação contra a Paralisia Infantil ocorre anualmente como uma política nacional do Ministério da Saúde e visa tirar as crianças com idades de 0 a menor de 5 anos da linha de risco das paralisias.
Entenda um pouco sobre a poliomielite:
A Poliomielite, também conhecida como Paralisia infantil, é uma infecção que se dá através de um vírus RNA, conhecido como poliovírus, este, possui três sorotipos: I, II e III.
Informações sobre a doença
Após se instalar em seu hospedeiro, o vírus passa por um período de incubação que pode variar de 2 a 30 dias, mas, de forma geral, este período leva de 7 a 12 dias.
A transmissão desta doença ocorre através de contato direto com as fezes (via fecal) ou gotículas expelidas pela boca da pessoa infectada (via oral).
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, tendo como uma de suas características, os seus diferentes tipos de manifestação, como, por exemplo: febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica, paralisia e óbito.
Apesar de todas estas formas de manifestação, seu quadro mais comum é a paralisia que afeta em geral os membros inferiores, e esta, costuma surgir de forma súbita, vindo acompanhada de febre, assimetria, flacidez muscular, sensibilidade conservada e seqüela após dois meses do início da enfermidade.
Há ainda as paralisias menos comuns, sendo que estas afetam os músculos respiratórios e da deglutição, neste caso, há risco de morte para o indivíduo com esta forma de paralisia.
Ambos os tipos de paralisias podem apresentar seqüelas, que podem ser tanto seqüelas paralíticas, como é o caso da paralisia dos membros inferiores, ou, até parada respiratória, devido à paralisia dos músculos respiratórios.
A melhor forma de prevenir esta doença é a prevenção através da vacinação. A vacina contra a Poliomielite é a VPO-Sabin e deve ser tomada por todas as crianças sendo que a primeira dose deve ser tomada aos 2 meses, a segunda dose aos 4 meses, a terceira dose aos 6 meses, e, após este período, um reforço aos 15 meses.
Informações: ASCOM da Secretaria Municipal de Saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.