A educação financeira, desde o básico até os ensinamentos de investimento, passou a ser mais evidente nos últimos anos. Muitos criadores de conteúdo até mesmo ganham dinheiro ensinando pessoas a investir e este virou um mercado bem popular na internet.
No entanto, não basta registrar um domínio, criar um blog e despejar conteúdo sem o menor conhecimento técnico. É preciso pesquisa e estudo para tomar boas decisões, o que não parece ser o caso dos novos investidores ou até mesmo de alguns gurus de investimento que prometem ganhos exorbitantes.
Podemos levar em conta alguns dados para analisar o crescimento do interesse em investimentos. A B3 divulgou um estudo indicando que o número de investidores na bolsa quase triplicou entre 2019 e 2020.
Neste mesmo estudo, pode-se perceber que a influência desses criadores de conteúdo faz toda a diferença, visto que, “de acordo com os investidores ouvidos pela B3, 73% obtêm informações sobre investimentos na internet e 60% o fazem por meio de influenciadores digitais”, diz a matéria publicado no site oficial da B3, a bolsa de valores brasileira.
Certamente, este crescimento no número de investidores também se deve ao avanço da tecnologia, que agora permite, por exemplo, o cadastro e investimento em ações por corretoras online em poucos minutos.
Entretanto, talvez esse imediatismo seja ruim na hora da tomada de decisões, principalmente para estes investidores que não têm experiência no mercado financeiro.
Existem alguns pontos básicos a serem levados em consideração na hora de fazer investimentos que até mesmo alguns destes criadores de conteúdo se esquecem de relatar. Para fazer investimentos da maneira correta é preciso criar medidas de segurança para proteger o seu patrimônio, mas nem sempre isso recebe a importância devida.
Então será que todo mundo sabe a maneira correta de investir? Abaixo nós vamos discutir um pouco mais sobre como fazer investimentos da maneira correta e ter uma boa rentabilidade, sem grandes riscos de perder dinheiro ao longo do tempo.
Defina o seu perfil de investidor
O seu perfil de investidor vai indicar o quanto você “aguenta de emoção” na hora de fazer investimentos. Um investidor mais conservador dificilmente vai aguentar ver o seu dinheiro se diluindo em ações que perdem o valor momentaneamente, por exemplo.
Da mesma forma, um investidor mais arrojado vai se sentir ansioso para correr riscos diferentes, o que pode resultar em escolhas de investimento ruins, com alto risco de ruir pela falta de planejamento.
Por isso, é muito importante descobrir qual o seu perfil de investidor para ter consciência de quais os tipos de investimentos podem ser indicados para cada situação.
Para fazer os testes é bem simples e as corretoras online oferecem a oportunidade de conhecer o seu perfil até mesmo nos primeiros momentos após o cadastro.
Você se considera um investidor conservador, moderado ou mais arrojado?
Tenha uma reserva de emergência
A reserva de emergência é o dinheiro que você vai poder contar caso haja alguma urgência na sua vida. Quando não se tem uma reserva de emergência, os outros investimentos podem sofrer com a retirada antecipada, perdendo sua rentabilidade e até mesmo o seu valor inicial.
Portanto, tenha uma reserva de emergência para casos de saúde, problemas com o carro ou qualquer outro acontecimento que demande um gasto não programado. Para fazer a sua reserva de emergência é muito importante seguir alguns hábitos:
● Junte o valor equivalente de 6 a 12 vezes o que costuma ser a sua média de gastos mensais. (Ou um valor maior que você se sinta confortável);
● Escolha uma aplicação de liquidez imediata (CDBs, Tesouro Selic, NuConta, entre outros);
● Certifique-se de que sua aplicação tenha alguma garantia (FGC ou do governo federal);
● Guarde este dinheiro na aplicação e só use em situações de gastos não programados e emergenciais (não inclui compras e entretenimento, por exemplo).
Tenha seus objetivos bem claros na escolha do investimento
É importante ter clareza nos objetivos, uma vez que, certos investimentos não são indicados para certos objetivos. Se você deseja comprar uma casa em poucos meses, por exemplo, não é recomendável aplicar este dinheiro na bolsa, pois uma eventual queda nas ações pode destruir seus sonhos em poucas horas.
Por isso, se os seus objetivos são de longo prazo, procure as opções de resgate a longo prazo. O mesmo vale para objetivos de curto e médio prazo, então é importante saber o que deseja na hora de escolher as aplicações.
O que deve ser levado em conta na hora de escolher investimentos por objetivo:
● Rentabilidade
● Necessidade de liquidez (prazo)
● Garantia
● Investimento inicial
Veja quais são as garantias de cada investimento
Alguns investimentos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), enquanto outros têm garantia do Governo Federal, como o Tesouro Direto ou até mesmo garantia das empresas e da bolsa de valores, como no caso das ações.
Portanto, é preciso avaliar quais são as garantias e as especificações de cada uma. No caso das ações, por exemplo, não há garantia de rentabilidade e sim de posse dos ativos que deverão ser de escolha do investidor.
Na hora de fazer os investimentos, não se esqueça também de avaliar as corretoras e saber da procedência de cada uma para não cair em golpes na internet.
Tenha uma carteira diversificada de investimentos
Diversificar seus investimentos é uma das melhores formas de proteger o seu patrimônio. Caso algo venha a acontecer com alguns deles, você pode ter a boa rentabilidade de outros para se amparar.
Ao ir além neste conceito, você pode também diversificar os investimentos fora da corretora, optando até mesmo por criar um empreendimento, já que os negócios são a melhor forma de multiplicar o seu dinheiro. Então por que não considerar investir em um negócio próprio?
Com um investimento muito pequeno hoje, é possível contratar um domínio e hospedagem e criar uma loja virtual ou um blog monetizado, por exemplo.
Aumente o valor dos seus aportes mensais
A verdade é que dificilmente alguém vai ficar rico somente esperando o valor investido trazer a rentabilidade desejada. Para ter melhores chances de enriquecer e ter uma condição de vida melhor é preciso aumentar o valor dos aportes mensais.
Portanto, é preciso que você consiga investir o máximo que puder todos os meses para o seu dinheiro se multiplicar. Não está conseguindo fazer mais dinheiro sobrar? Talvez seja a hora de apelar para uma renda extra ou até mesmo criar o seu próprio negócio.
Dê atenção aos negócios digitais, que são ótimas formas de ganhar dinheiro e com investimento muito baixo. Os custos de domínio, hospedagem e até mesmo anúncios online são muito menores do que os gastos de um negócio físico.
Estude e tenha constância nos seus investimentos
Por último e talvez o mais importante: estude e seja constante! Estudar é o que vai te dar condições de formar a sua opinião sobre os investimentos e fazer as melhores escolhas de acordo com os seus planos e condições financeiras.
Por isso, leia livros de investidores de sucesso, consuma conteúdo de qualidade na internet e esteja sempre aprendendo com quem já chegou onde você deseja.
A constância nos aportes é o que vai te ajudar a chegar lá. Invista todos os meses, sem falta. Não deixe para depois e veja a magia da rentabilidade e dos juros compostos mudar a sua vida. Talvez a constância seja mais importante do que o melhor método, portanto se você tiver um método razoável, pode até conseguir sucesso nos investimentos se for rigoroso nos aportes.
No mundo dos investimentos, também vale a regra de que feito é melhor que perfeito. Por isso, o melhor investimento pode ser aquele que você consegue começar desde já.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.