União - Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

União - Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Mais de 300 pessoas participaramda da caminhada | Aldo Melo

Mais de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira, 18 de Maio, Dia Nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de uma caminhada em defesa da causa.

A caminhada partiu da Praça Gervásio Costa no centro de União e percorreu algumas ruas do centro da cidade se deslocando para o ginásio de esporte localizado no bairro São Judas Tadeu com o objetivo de chamar a atenção da população a denunciar esses tipos de crimes. Como no ano anterior, a campanha da Prefeitura de União manteve o tema ?Exploração sexual é crime! Calar é consentir, denunciar é combater!?, que será trabalhado durante o ano todo em ações educativas.

A presidente do Conselho Tutelar, Dona Graça, afirmou que a caminhada é muito importante para mostrar à população as várias formas de denúncia. ?Queremos chamar atenção para várias questões e uma delas é de que a denúncia é anônima. Ela recomendou para as pessoas perderem o medo de denunciar, quem não denuncia também é culpado.

Após a caminhada, houve apresentações artísticas e culturais desenvolvidas pelos adolescentes do Projovem. O evento contou com a presença do prefeito José Barros e teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Creas e Cras, Projeto Flor de Cacto, Secretaria de Saúde ,Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) mostram que a cada 8 minutos uma criança é vítima de abuso sexual. De um total de 60 mil casos analisados, 80% das vítimas são meninas com idade entre 2 e 10 anos. A região Norte é a segunda com maior índice de exploração.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES