No dia 12 de junho celebra-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data foi instituída em 2002 pela a Organização Internacional do Trabalho – OIT, Agência da ONU, para sensibilizar e mobilizar a população para o enfrentamento à exploração econômica de crianças e adolescentes.
Em União, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), CREAS e CMDCA e Conselho Tutelar realizaram uma mobilização com o objetivo de conscientizar a população.
Organizadores estiveram na Praça no Centro de União, percorreram lugares movimentados como casas lotéricas, Sindicato Rural e Mercado Municipal distribuindo material informativo e esclarecendo o que vem a ser o trabalho infantil.
Lidiane Mendes, Coordenadora do Creas e Aepeti, explica que não dá para confundir atividades de responsabilidade com trabalho infantil. "Estamos trabalhando a conscientização e explicando o que é trabalho infantil e o que é responsabilidade. Fazer atividades de casa como encher uma garrafa, não é trabalho infantil. Trabalho infantil é, por exemplo, deixar uma criança sozinha em casa cuidando de outra, trabalhar de roça", explica a Coordenadora.
A secretária municipal, Martina Costa, falou da importância das ações. “Infelizmente o trabalho infantil ainda é uma realidade muito presente aqui no nosso município e no mundo inteiro. É preciso investir em mais ações de conscientização para combater esse problema e é preciso abraçar a causa. Estamos percorrendo vários locais aqui em União realizando este trabalho que é de grande importância. A prevenção é o melhor caminho”, destaca.
De acordo com a SEMASC, as atividades serão estendidas para as escolas e para Povoados como Novo Nilo e David Caldas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.