O Prefeito de União, Gustavo Conde Medeiros, participou nesta terça-feira(17/03) do 1° DIA DE CAMPO na criação de Camarão de água de baixa salinidade, no povoado Bandeira. O evento foi realizado pelo SEBRAE-PI, com o objetivo de levar novas tecnologias aos agricultores do município de União, bem como produzir alimento para atender os grandes centros urbanos e gerar oportunidade de comércio no meio rural.
O evento foi realizado na propriedade do Sr. Evandro Nogueira Barros, que aceitou o desafio do Sebrae-Pi em produzir Camarão, tendo em vista, que em sua propriedade havia um poço tubular desativado com água de baixa salinidade(salobra), ideal para a produção de camarão. O dia de campo foi apresentado aos convidados pelo Gestor de Projetos de Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae-Pi, João Pinheiro, que recebeu como convidada a representante do SEBRAE nacional, a senhora Nilwma Costa.
Também estiveram presentes ao evento o Presidente da Associação dos Piscicultores do Estado do Piauí, o Professor Evandro Carvalho Aragão, o agropecuarista José Pereira, o engenheiro agrônomo Renato Douglas, representando a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de União; representantes do Banco do Nordeste; agricultores e proprietários rurais locais e funcionários do Sebrae-Pi. Em sua fala aos presentes, o Prefeito de União, Gustavo Conde Medeiros, apoiou e parabenizou a iniciativa do Sebrae-Pi na realização do evento e enfatizou a importância do dia de campo para o município de União, devido a existência de vários poços tubulares desativados no município sem serventia e que poderiam serem utilizados na criação de camarão , melhorando assim, a renda dos produtores rurais do município.
O Prefeito Gustavo afirmou que a prefeitura de União está aberta a novas parcerias que venham de encontro ao fortalecimento de atividades produtivas que beneficiam ao homem do campo e dará total apoio a estas iniciativas. O camarão criado na propriedade do Sr. Evandro Nogueira atinge o tamanho ideal para comercialização ( 10 a 12 centímetros) com 04 (quatro) meses e se adaptou muito bem a água e ao clima da nossa região e com excelente produtividade, tornando-se uma nova fonte de renda ao proprietário.
O dia de campo foi finalizado com uma visita aos tanques de criação onde foi realizado despesca do camarão e posterior coffe -break onde foi degustado várias iguarias que tinham como ingrediente principal o camarão.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.