A Justiça Itinerante em parceria com a Prefeitura de União realizou em nos dias 19, 20, 21, e 22 um mutirão cívico na cidade. O objetivo da ação foi acelerar processos há muito tempo esperando uma decisão da justiça, retirada de documentos e outros serviços. O local escolhido foi a AABB de União.
Segundo o coordenador da Justiça Itinerante, Jorge Costa, a ação deu solução a muitos processos de natureza voluntária e familiar, como divórcio, separação consensual. ? O objetivo maior foi dá efetividade a processos parados há anos na justiça. Recebemos processos já estavam na vara da família. O mutirão foi uma força tarefa, com a ajuda do Ministério Público e da Prefeitura. Está superando nossas expectativas, apesar de aparecer as dificuldades, nós contamos e achamos importante a colaboração de todos para dar agilidade aos processos?, afirmou.
Pessoas como o jovem João Paulo de 20 anos que reside no Povoado Jenipapeiro, zona rural de União, que tinha seus documentos mas constava apenas o nome de sua mãe, e agora, ele teve a oportunidade de colocar o nome de seu pai também em seus documentos. " Eu já estou conseguindo resolver. Evitou que eu me preocupasse e perdesse muito tempo, por isso aproveitei, pois se não fosse isso aqui eu iria sofrer muito para resolver", disse João.
Outro caso importante, foi o da dona de casa Maria Paula de 63 anos, que necessitava de uma carteira de Passe Livre para viajar para fora de União sem pagar passagem. " Veio em boa hora, já sou idosa e tenho que viajar para cuidar de minha saúde e às vezes a gente gasta muito com passagem e tirar esses documentos faz a gente gastar muito, inclusive, estou vendo aqui os documentos dos meus dois filhos também", destacou a idosa, que mora na zona urbana.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.