PNAIC atinge metas e município de União ganha destaque no MEC

PNAIC atinge metas e município de União ganha destaque no MEC

Atividades do PNAIC em União | Divulgação - Ascom

Um dos programas mais importantes para o MEC está funcionando de forma excelente no município de União, trata-se do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa teve seu início em janeiro de 2013 e já vai para a sua quarta etapa. Funciona sob a coordenação da professora Emirene Sampaio com a participação das orientadoras de estudos Cleonice Santos, Clésia Moita, Dalva Edite, Elielda Araújo, Elisângela Alves, Francilene Limeira, Kassandra Freire, Lucélia Medeiros, Dalva Xavier e Jesus Abreu.

Os professores passam por uma capacitação de 120 horas para a disciplina de Língua Portuguesa e 120 também para Matemática. São 140 professores efetivos de 1ª, 2ª e 3ª séries e turmas multisseriadas. O objetivo principal do PNAIC é alfabetizar crianças de até 8 anos de idade para corrigir distorções na idade certa. " Teremos 10 turmas para a quarta etapa. Aconteceu nos dias 9, 10 e 11 uma capacitação na escola Maria Castelo Branco com carga horária de 40 horas presenciais com os professores", disse Emirene.

Segundo ela, o prefeito Gustavo Medeiros dá todo o apoio necessário para que o programa continue funcionando bem em União. " O MEC sabe como estamos funcionando aqui e todo o apoio do prefeito foi essencial para o sucesso. Temos fardamento para os profissionais envolvidos no programa. Participamos da abertura em Teresina e contamos com salas destinadas às orientações, onde planejamos e fazemos a exposição dos trabalhos. O programa oferece livros para a prática da leitura dos alunos, a prova disso, é que temos o nosso cantinho da leitura, local de inteira concentração para a leitura de livros oferecidos pelo programa", informou Emirene.

Apesar de estar em fase experimental, os municípios e o MEC estão aprendendo muito e ganhando experiência, através de acompanhamento por instrumentos enviados pelo ministério. Os orientadores da UFPI repassam as dicas aos alfabetizadores dos municípios e todos têm mostrado empenho. Embora as dificuldades aconteçam pelo início do PNAIC, os professores estão gostando muito e isso tem surtido efeito, inclusive a melhoria no desempenho de alguns alunos no tocante à leitura e aprendizagem em sala de aula, atingindo até o momento a meta principal do programa no município de União.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES