Ministério Público cobra fiscalização do transporte coletivo de União

Ministério Público cobra fiscalização do transporte coletivo de União

Transporte Coletivo de União | Aldo Melo

A má conservação dos veículos, falta de tabelas de horários e ausência de outros acessórios de segurança nos veículos que fazem transporte intermunicipal no Estado estão na mira do Ministério Público estadual.

Uma ação civil pública já tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina. Além de cobrar uma melhoria no sistema de transporte intermunicipal, o MP cobra do governo a realização de licitação nas linhas de Ônibus intemunicipais e interestuduais.

Jornais da capital, já fizeram matérias mostrando as diversas irregularidades constadas nos ônibus e vans que operam diariamente de União a Teresina.

Com lotação acima do permitido, sem uso de itens de segurança e muitos vezes até mesmo com veículos em péssimo estado de conservação, onde coloca em risco a vida de centenas de pessoas que se deslocam todos os dias para nossa capital.

O que se ver claramente com os transportes coletivo de União, é a falta de fiscalização por parte da Secretaria de Transporte do Estado (Setrans), do Posto da Policia Rodoviária do Estado localizado na PI-112, próximo da localidade São Vicente.

Os passageiros por sua vez, na maioria não tem consciência dos seus direitos. Não percebem que este tipo de transporte é uma concessão pública, que as empresas, dependem deles para terem lucros. Não atentam para o fato de que o serviço melhore, eles precisam reclamar à própria empresa, denunciar aos órgãos competentes, em fim, fazer valer seus direitos de cidadãos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES