A obra de restauração e reconstrução da rodovia PI-112, no trecho que liga Teresina ao município de União, com extensão de 52 km foi inaugurada nesta sexta-feira (14), pelo governador Wilson Martins (PSB) e pelo prefeito José Barros (PT). Na oportunidade ele anunciou que nos próximos dias assinará ordens de serviço para a construção de mais 800 quilômetros de novas estradas no Estado.
Segundo o governador, em 33 trechos, beneficiando todas as regiões do Estado, haverá investimentos de recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do próprio Tesouro Estadual. A solenidade de inauguração da PI-112 foi dividida em dois momentos. Em comitiva, o governador seguiu direto para o município de União, onde discursou, cortou a faixa inaugural e fez o descerramento da placa.
Bastante prestigiada, a solenidade reuniu autoridades políticas, lideranças da região, além da participação efetiva da população do município. ?Hoje, tenho a alegria de inaugurar essa estrada tão importante para o desenvolvimento do Estado e dessa região. Aqui utilizamos o que há de mais moderno em tecnologia de pavimentação asfáltica, o que permite uma perfeita trafegabilidade tanto de carros pequenos quanto de caminhões pesados?, garantiu.
Em seu pronunciamento, o governador anunciou ainda obras nas estradas que ligam o município de União a Miguel Alves, de Miguel Alves a Porto, Porto a Campo Largo e Campo Largo a Matias Olímpio. ?Até o final deste ano, vamos garantir que todo o Piauí esteja interligado através de estradas. Esse é um compromisso meu e será um dos frutos dessa gestão?, disse.
Após a solenidade no município de União, o governador do Estado seguiu para o povoado David Caldas, zona rural do município. No caminho, fez questão de parar, cumprimentar a todos os trabalhadores e ainda ?arriscou? dirigir um dos tratores da obra. Nesse trecho de 12 km estão sendo investidos R$ 2,7 milhões. A estrada que liga a PI-112 até o povoado era uma reivindicação antiga da população que agora está sendo cumprida.
Segundo o engenheiro da obra, Paulo Marcelino, além do reforço na estrutura do pavimento, foi aplicado uma nova capa asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos mais nobres tipos de pavimento, apropriado para o grande volume de tráfego desse trecho. ?A via recebeu ainda nos acostamentos revestimento asfáltico, garantindo dessa forma maior solidez à obra e segurança aos usuários?, assegurou.
Segundo a direção geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), a obra custou ao Governo do Estado cerca de R$ 13,2 milhões, recursos do financiamento obtido junto ao Banco do Brasil, com contrapartida do próprio Estado.
Confira as fotos...
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.