Aconteceu na noite de sexta-feira(20) no Parque Beira Rio em Uniao, a apresentação cultural do PROJETO FOLCLORE VIVO EM UNIÃO, desenvolvido pelas escolas municipais da zona rural, pude observar, além da criatividade, o resgate que todas fizeram da arte, da história, das lendas, das danças tradicionais, do artesanato e do povo de cada localidade. Esse trabalho que professores e alunos desenvolveram, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de União, mostra a riqueza de nosso povo, construída ao longo do tempo, pelos seus ancestrais.
Com esse grande trabalho cultural feito pelas escolas de nosso município, podemos afirmar que começa um novo ciclo na história de nossa cidade, unindo o povo às suas verdadeiras tradições, às suas origens históricas. Envolveram-se no projeto as escolas das seguintes localidades: Novo Nilo, Mundo Novo, Jenipapeiro, Monte Castelo, Soares, Baixa Grande, Zundão dos Camilos, Muçum, Formosa, Tabocas, Liberdade, Bela Fonte, Divinópolis. Dentre as apresentações, destacaram-se o resgate histórico da cidade de União, apresentado pela U. E. Maria Iridam Nery (Mundo Novo); as mulheres do Jenipapeiro, pela U. E. Francisco Reduzino Fernandes;
A história do povoado Novo Nilo e a dança das quebradeiras de coco, pela U. E. Gervásio Costa; a dramatização do Hino de União, pela U. E. José Expedito Medeiros; a lenda do povo cigano, através da dança Santa Sara de Kali, pela U. E. Joana Maria da Conceição; o reisado, pela U. E. Camilo José dos Reis; a lenda de Santa Isabel dos Milagres, cantada pelo violeiro Tiaguinha, apresentado pela U. E. Absalão Rodrigues Machado; a cultura de um pai de santo, pela U. E. José de Alencar; a dança do coco babaçu, pela U. E. Alcides Rodrigues; o drama, que resgata a poesia e a música de cantigas de roda e de amor. apresentado pela U. E. Francisco da Cunha Machado; o baião sapateado e a dança de S. Benedito, pela U. E. Luís de Aquino Sousa; a lenda da carnaúba e dança afro-indígena, pela U. E. José Ricardo de Sousa.
Muitos trabalhos apresentados tiveram a participação fundamental - louve-se - dos alunos e monitores do Programa Mais Educação, nas danças, coreografias e nas dramatizações. Foi uma noite inesquecível, que contou com a participação de um grande público, que lotou as dependência do Teatro de Arena do Parque Beira Rio e com a colaboração da equipe técnica e pedagógica da SEMEC.
As escolas da zona rural de União realizaram o maior espetáculo da cultura de raiz de nosso município. Foi um resgate digno de nota, feito com competência pelos professores e alunos das escolas. O PROJETO FOLCLORE VIVO EM UNIÃO marcará definitivamente o calendário escolar de nossa cidade, pela importância e pela oportunidade que as comunidades, através da escola, têm de apresentar a sua arte, a sua cultura, as suas histórias e estórias, o seu artesanato e o seu modo de vida.
COLABORAÇÃO: PROFESSOR LOURIVAL LOPES
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.