A câmara municipal de União entrou em seu recesso legislativo e aprovou no último dia 20, dois projetos de leis de autoria do prefeito Zé Barros que dispõem sobre a oficialização da criação da Orquestra Jovem de União e a criação da Cia de Teatro de União/PI ? COMTU.
A Orquestra Jovem de União/PI contempla cerca 55 jovens estudantes de 10 a 16 anos, de ambos os sexos, da Escola Pública Municipal de União Padre Luiz de Castro Brasileiro, que abriga várias crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, principalmente no que diz respeito ao contato desses com a criminalidade local. Assim, a idéia foi dar uma alternativa socioeducativa para que esses jovens se ocupassem com práticas musicais e aprendessem novos ofícios, podendo, no futuro, se tornar instrumentistas qualificados.
Seguindo a mesma lógica a Cia de Teatro/PI ? COMTU assim como a orquestra, nasceu de um núcleo de alunos, desta vez, porém, contemplando outra escola municipal, a Unidade Escolar Lilásia Lobão Marques. Esta fica em outro bairro da cidade e também sofre com os problemas de violência.
O que chama mais atenção nesses projetos, além do fato de já se comprovar uma significativa e constante evolução artística desses jovens em pouco mais de dois anos de atividade, são as mudanças de postura, em todos os aspectos: adquiriram autoestima, espontaneidade, disciplina, melhores notas na escola, mais confiança em usar a linguagem culta ao falar em público e principalmente maior absorção de novos conhecimentos.
Fonte: Facebook / Marcelo Silva Cruz
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.