A carreta de combate a hanseniase atenterá a população de União

A carreta de combate a hanseniase atenterá a população de União

Carreta de combate hanseniase | Aldo Melo

Terá inicio hoje segunda-feira, dia 25, na cidade de União, a última campanha de combate à hanseníase deste ano no Piauí, feita pela Carreta da Saúde da Novartis. As atividades, que consistem na realização de exames na pele, início do tratamento dos casos positivos e shows com artistas locais, serão encerradas na quinta-feira, dia 28.

A abertura oficial da campanha será às 19 horas do dia 25, na praça Barão de Gurguéia, ao lado da Igreja Matriz, com a presença do prefeito José Barros, e de representantes da direção da Novartis, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), do governo do Estado, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público e da Nação Piauí, entidade parceira no evento.

Os atendimentos à população serão feitos das 9 às 13 horas; e à noite, a partir das 19 horas, a Carreta da Saúde vira um amplo palco para as apresentações culturais. Com isso, os artistas, músicos e atores terão o espaço garantido para mostrarem sua arte. O projeto Música na Escola, que está formando a primeira orguestra do município, será mostrado durante a campanha.

O município registrou, em 2008, 168 casos de pessoas com a hanseníase, sendo que 40 delas ainda estão em tratamento. O prefeito de União, José Barros, disse que a nova campanha é mais uma oportunidade para que outras pessoas atingidas pela doença possam fazer o exame e iniciem o tratamento.

O prefeito explicou que a prefeitura está colocando à disposição da carreta as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), os agentes comunitários de saúde, um médico dermatologista e pessoas das áreas de limpeza e segurança. E está disponibilizando os servidores da área da cultura, que têm um trabalho mais direto com os talentos locais, e as escolas da rede municipal de ensino pelo fato das atividades terem um cunho educativo.

?É importante frisar que, no momento em que a doença é diagnosticada durante a campanha, a pessoa já vai sair da carreta com o remédio, que é oferecido gratuitamente na rede pública. A nossa gestão está empenhada para que a doença seja erradicada o mais rápido possível do nosso país e do nosso município?, acrescentou José Barros.

Ele falou que, além desta parceria com o Morhan e a Novartis para levar a Carreta da Saúde a União, a sua administração firmou outras parcerias que vêm garantindo a prestação de serviços sociais à população, como a realizada com o Sesc, levando ao município a Carreta AdontoSesc que fez mais de 15 mil atendimentos odontológicos de pessoas carentes.

?Além disso, fizemos uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Universidade de Toronto, no Canadá, para desenvolver o projeto Rosa Botão que visa evitar a gravidez na adolescência. Com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fizemos a parceria que implantou em União o projeto Gempa, do Governo Federal, que tem o objetivo de garantir o reforço escolar para os alunos da rede pública municipal?, acrescentou o prefeito.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES