Mesmo com as obras do terminal de passageiros do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina) paralisadas, desembarca na pequena cidade na próxima quinta-feira, dia 06 de outubro, um grupo de deputadas piauienses e representantes da ONG Pró-Brasil, mantida com apoio e parceria da Alemanha.
O objetivo do grupo é conhecer todo o patrimônio cultural da região e analisar seus problemas e entraves para o desenvolvimento. Além da deputada federal Iracema Portela (PP), o grupo é formado pelas parlamentares estaduais Margarete Coelho (PP), Belê Medeiros (PSB) e Juliana Morais Sousa (PMDB). Além das deputadas fazem parte da comitiva a vice-presidente da ONG Pró-Brasil, Eva Maria, entre outros três representantes da Alemanha. A ideia de incluir a região do Parque Nacional Serra da Capivara no roteiro da comitiva alemã, partiu da deputada Margarete Coelho, como uma forma de retribuir a gentileza com que as parlamentares do Piauí foram recebidas na Alemanha no último mês de setembro durante viagem oficial. ?Foi tudo muito emocionante. Nos receberam no interior da Alemanha com musica popular piauiense?, relembra. Ao desembarcar na cidade conhecida como a ?capital da pré-história? o grupo segue para conhecer o Museu do Homem Americano e os laboratórios do Centro Cultural Sérgio Motta.
Logo em seguida elas participam de uma reunião com a pesquisadora Niéde Guidon, que fará um resumo das pesquisas e dificuldades para incrementar o desenvolvimento auto-sustentável. Após uma breve passagem pelo centro histórico de São Raimundo Nonato, a comitiva segue direto para o Sitio do Mocó, na zona rural do município de Coronel José Dias e um dos principais portões de entrada do Parque Nacional Serra da Capivara.
No povoado as representantes da Pró-Brasil e as parlamentares irão se reunir com as mulheres do lugar para discutir políticas de melhorias social, econômica e cultural. Estão agendadas ainda apresentações culturais, visitas aos circuitos turísticos do Parque Nacional Serra da Capivara, incluindo o espetáculo noturno de luzes na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, o sitio arqueológico mais importante das Américas. Na manhã da sexta-feira o grupo segue para a cidade de Picos onde vai conhecer a policlínica construída na cidade pela ONG Pró-Brasil.
Fonte: Capivara News
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.