Ontem (25) uma a TV Clube, afiliada da Rede Globo, gravaram matéria relatando o sofrimento de agricultores causado pela seca que castiga o município de São Francisco de Assis do Piauí (distante 317 quilômetros de Teresina). Há meses não chove no município e falta água para o consumo humano e dos animais. Três carros pipa da Defesa Civil fazem a distribuição do líquido para a população, no entanto, a quantidade é insuficiente.
O agricultor identificado apenas como Valdemar, residente na localidade Roça Nova, afirma que é obrigado a percorrer nove quilômetros para dar água ao seu rebanho, já que o açude da referida comunidade já secou, e que animais estão morrendo. Já a senhora Ediana Ana Vieira, disse que está dando palma para seus animais, pois não há mais pastagem.
Durante o percurso feito pela equipe da TV Clube várias pessoas foram encontradas com carroças andando longas distâncias em busca do líquido precioso. Para aumentar ainda mais o sofrimento dos agricultores, o município não vai receber o Garantia Safra, já perdeu o prazo de envio dos dados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília, fato este que tem causado revolta os agricultores.
Até o pároco do município, padre Geraldo Gereon, tentou sensibilizar as autoridades competentes para a liberação do Garantia Safra, no entanto, o religioso não obteve êxito. Diante da gravidade da situação, o padre chegou a distribuir cinco toneladas de alimentos para as famílias da localidade Atrás da Serra.
Uma campanha de doação foi iniciada sob a coordenação do padre Geraldo Gereon para ajudar os flagelados da seca no município de São Francisco de Assis do Piauí. Na cidade de Simplício Mendes, a campanha é coordenada pelo correspondente do Portal AZ, JOÃO BATISTA (JB).
As pessoas que desejam ajudar deve efetuar um depósito bancário no Banco do Brasil agência 1148-7, Conta Corrente 12808-2 em nome da Fraternidade São Francisco de Assis, cujo presidente é o padre Geraldo Gereon.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.