Conhecer a pré-história do homem no continente americano passeando por painéis iluminados, telas gigantes, vitrines com fósseis originais de milhares de anos e até mesmo participar de uma escavação virtual, são algumas das atividades possíveis no Museu do Homem Americano, localizado na cidade de São Raimundo Nonato, município a 525 km de Teresina. A novidade agora é que todas as terças e quartas a entrada será gratuita para os estudantes de escolas públicas de todo o país.
A iniciativa faz parte das ações de inclusão social da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entidade coordenada pela arqueóloga paulista Niéde Guidon e que além de administrar o Parque Nacional Serra da Capivara, realiza pesquisas científicas em grande parte do território nordestino. O museu é considerado um dos mais modernos da América do Sul e faz parte da Rede de Museus do Brasil.
Segundo a representante da Fumdham, Rosa Trakalo, a ideia é proporcionar um maior fluxo de visitantes ao museu exatamente nos dias de menor movimento. A instituição explica que o museu tem uma capacidade limitada de visitas diárias, e que por isso, as portas para os estudantes de escolas públicas serão franqueadas exclusivamente nas terças e quartas, pois nos outros dias seria impossível devido ao grande número de turistas, principalmente de outras regiões que se deslocam até São Raimundo para conhecer o parque e o museu.
Como o museu é aberto de terça à domingo, os estudantes que desejem visitar o espaço entre a quinta e o domingo continuarão tendo isenção de 50% do preço do ingresso, que atualmente, inteira, custa R$ 8,00 (oito reais). A expectativa é que grande parte das escolas públicas do Piauí e de outros estados, comecem a viabilizar suas viagens para conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara ? Patrimônio Cultural da Humanidade ?, e o Museu do Homem Americano.
Por André Pessoa
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.