Isaac Rodrigues vence eleição para 8 meses de mandato em Cel. José Dias

Isaac Rodrigues vence eleição para 8 meses de mandato em Cel. José Dias

Isaac Rodrigues vence eleição para 8 meses de mandato em Cel. José Dias | Luiz Eduardo

Eleitores comemoraram desde o início da noite deste domingo (6) a vitória do enfermeiro Isaac Rodrigues (PPS) na eleição suplementar para prefeito de Coronel José Dias, 548 quilômetros ao Sul de Teresina. Por um problema na contagem, o resultado final só saiu às 22h. O novo prefeito toma posse no dia 12 de maio e terá menos de oito meses de mandato.

Isaac venceu com 2.089 votos (56,25%) contra 1.450 (39,04%) de Letícia Santana (PP) e 21 (0,57%) de Elis Regina (PTB). Foram 32 votos em branco (0,86%) e 122 nulos (3,28%), com abstenção de 796 eleitores (17,65%). Desde o fim da tarde, contagem informal nos boletins de urna indicava vitória do candidato do PPS, apoiado pelo deputado estadual Edson Ferreira (PSD).

Por problemas na conexão de internet em Coronel José Dias, os dados das 20 urnas foram levados para serem computados em São Raimundo Nonato. Urnas da zona rural demoraram, atrasando a divulgação do resultado oficial para depois das 22h. A estimativa inicial era de 19h, mas só às 20h a comissão apuradora chegou a São Raimundo para iniciar a transmissão dos dados.

Quarto prefeito em 4 anos

O novo prefeito deve tomar posse esta semana terá menos de oito meses de mandato, exceto caso se candidate e consiga a reeleição. No dia 7 de outubro, os eleitores voltam às urnas para escolher o prefeito na votação regular de 2012.

A eleição foi determinada após a cassação do prefeito José Alencar Pereira (PTB) e seu vice, Expedito Rodrigues do Nascimento. Eles foram condenados sob acusação de construir uma barragem e perfurar poços em favor de eleitores durante a campanha, em 2008. Ainda assim, não foram eles os ganhadores no pleito.

O vencedor da eleição de 2008, Ramiro da Silva Costa (PP), teve decretada cassação em 2009 por irregularidades nas prestações de contas que já impediriam sua candidatura. Os partidos dos gestores cassados tiveram seus candidatos derrotados nas urnas neste domingo, entre eles Elis Regina, do PTB, que assumiu a prefeitura interinamente por ser a presidente da Câmara Municipal.

Foi a 24ª eleição suplementar no Piauí desde o pleito regular em 2008.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES